Ed. Física, perguntado por evelynSantos24, 8 meses atrás

Explique o que é abertura no forró.​

Soluções para a tarefa

Respondido por 00001124492707sp
2

Resposta: No Estado de São Paulo, o Xote e o Baião são as constituintes do Forró mais difundidas. Em relação às origens, por volta de 1850, o Schottisch veio dos salões europeus para as regiões rurais brasileiras e passou a ser chamado de Xote (GIFFONI, 2003; LELLIS, 1998b). O Baiãoteve sua origem no século XIX, no nordeste do país, mas não há mais exatidão sobre seu surgimento, e sua popularização se deu a partir da década 1940, com as músicas de Luís Gonzaga (MEDINA, 1998; SILVA, 2003). Apesar da mesma estrutura de passos, as danças Xote e Baião diferem entre si quando seguem os respectivos gêneros musicais. Ambas são binárias, mas transmitem sensações diferentes, devido às diferenças quanto ao ritmo e à velocidade.1  

Sobre o termo “Forró” há muitas controvérsias, diferentes significados, pois a palavra pode referir-se a uma festa (JACINTO, 2001; LELLIS, 1998a; ROCHA, 2004; TRINDADE, 2004), a um gênero musical (GIFFONI, 2003; TRINDADE, 2004), a um local (ROCHA, 2004) etc. Entende-se que o termo Forró designa a festa em que se dança e se tocam gêneros musicais nordestinos (QUADROS JR; VOLP, 1995), e que nele há reunião social com dança aos pares, o que caracteriza a Dança de Salão (DS) (SILVESTER, 1990; VOLP, 1994). Tais gêneros são xote, baião, xaxado, côco de roda, marcha de roda, entre outros (JACINTO, 2001; ROCHA, 2004).

Na DS, os pares de dançarinos sincronizam passos e figuras, ao som de música, mantendo-se dentro das normas sociais em relação ao contato entre eles e com os outros pares no salão (VOLP, 1994). Mas ainda há a necessidade da interação harmoniosa entre os parceiros para sua prática satisfatória. A DS nada mais é do que o próprio andar, com algumas características peculiares; não basta seguir o ritmo, deve-se buscar elegância, postura, delicadeza.

A importância do estudo das DS e de sua cultura pode ser apreciada em Rust (1969), quando a autora afirma que a sociedade é que acompanha a dança, e não o contrário. No momento em que efetivamente há a mudança (uma nova dança, com uma nova postura, mais ousada, ou a aceitação social desta nova postura) é a dança que impõe à sociedade a aceitação desta. Surge, pois, a preocupação com a cultura brasileira e suas danças. É necessário caracterizar as danças componentes do Forró, no caso o Xote e o Baião, para entender-se sua dinâmica, quais influências sofrem e quais causam. Interessa conhecer não somente as estruturas dos passos das danças que compõem o Forró, mas também todo o movimento cultural que o faz e aquele que ele cria. Segundo Betti (1992), é indissociável a relação entre cultura, corpo e movimento, a qual torna necessário aprofundar o conhecimento cultural de uma expressão corporal, no caso o Forró, por meio das danças Xote e Baião.

bom estudos

Respondido por NatalyRamos14
5

Resposta: é um passo muito importante do forró, pois constituí uma base para os giros que serão aprendidos posteriormente.

Explicação: pois a abertura é um modo primeiramente de começar tal coisa, depois dela vem os principais movimentos para concluir a dança ou realizar.

Perguntas interessantes