Geografia, perguntado por geovannavitoritte27, 9 meses atrás

Explique o que é a organização política e organização jurídica de um país

Soluções para a tarefa

Respondido por ludmilakeila2020
1

Resposta:

A organização política é analisada se a partir do governo, adivisão política, população e instituições sejam elas quais forem, e para que todo este bem comum político seja alcançado se resume em haver ordem, disciplina ehierarquia, ou seja, existência de governantes. Através da organização tem a forma do sistema em que há uma separação dos poderes que varia desde a separação estrita de podereslegislativo e executivo até a dependência completa do governo junto ao legislativo.

A organização de nosso estado brasileiro é generalizada na organização, unidades federativase poder judiciário, o Brasil é uma republica federal presidencialista de regime democrático representativo composto de estados dotados de autonomia política e do poderpromulgar, é uma democracia porque o povo dificilmente exerce sua soberania apenas elegendo o chefe do poder executivo e seus representantes nos órgãos legislativos, suaorganização se compõe na divisão primordial em três esferas de poder, o executivo, legislativo e o judiciário responsável por interpretar a constituição federal e composiçãorenovada a cada mandato presidencial em que o presidente indica um novo ministro quando um deles venha a se aposentar ou vem a falecer. Porém para inicio de tudo isto deve serfeitas as eleições que é voto de cada cidadão que acontece a cada dois anos. E coloca cada um em seu mandato vereadores , prefeitos , deputados estaduais , federais , governadores , presidente .

organização juridica

Considerando que organizar significa estruturar; para que um fim seja atingido, faz-se necessário dispor e regularizar os órgãos para que o todo seja harmônico. Desta forma, a disciplina do Poder Judiciário, dos seus órgãos principais e auxiliares, no tocante a sua constituição, composição e atribuições, denomina-se Organização Judiciária, de modo que certos magistrados de segundo grau, os Desembargadores Estaduais (no caso da Justiça Estadual). Na lição de Luiz Rodrigues Wambier : “As normas de organização judiciária são aquelas que regulam o funcionamento da estrutura do Poder Judiciário, mediante a atribuição de funções e divisão da competência de seus órgãos, singulares ou colegiados, e por meio do regramento de seus serviços auxiliares”.

A importância do tema está conectada ao funcionamento e a estrutura do Poder Judiciário e, por conseguinte, à garantia constitucional do acesso à Justiça. Por esta razão, é preciso associar o estudo do direito processual ao estudo da organização judiciária.

Primeiramente, as normas de organização judiciária estão presentes na Constituição Federal. A Carta Magna é a maior responsável pela distribuição de competências para o exercício do poder do Estado; impõe normas referentes à competência para legislar em tema de organização judiciária.

Em segundo lugar, considerando que cada Estado pode organizar a sua Justiça, o Código de Processo Civil, o Código de Organização Judiciária de cada Estado e o Regimento Interno do Tribunal de Justiça Estadual delinearão a estrutura do Poder Judiciário local.

Perguntas interessantes