Geografia, perguntado por Lívia472, 11 meses atrás

Explique o que é a ocorrência do chamado "Sol da meia noite" nas regiões populares. Se quisermos presenciar o fenômeno entre os meses de maio e julho, para qual polo devemos ir?

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaMalfoy
1

O sol da meia noite
O dia que não tem fim

Uma paradisíaca, improvável, porém real combinação entre o brilho de um pôr do sol prolongado e do nascer do sol, o sol da meia noite confere tons e luzes avermelhadas aos contornos da paisagem que o acolhe.

Não há como não imaginar todas as cenas e experiências que se passaram sob o brilho do sol da meia noite ao longo da história - sobretudo no exemplo daqueles que viveram ou vivem do mar, nos arquiélagos de Lofoten e Vesterålen, ou pelos pastores de renas no Extremo Norte.

O fenômeno certamente exerceu uma enorme influência no trabalho de muitos artistas e escritores noruegueses. O fenômeno é bem descrito neste trecho da obra "Pan" de Knut Hamsuns (1894): "Chegado o momento de anoitecer, o sol ensaiou um breve mergulho no mar para logo ascender novamente, recomposto, depois de beber daquela água. Eu me sentia mais estranho naquelas noites do que qualquer pessoa possa imaginar ..."

A Terra gira em um eixo inclinado em relação ao sol e, durante os meses de verão, o Pólo Norte encontra-se inclinado na direção da nossa estrela. Por esta razão, durante várias semanas, o sol nunca se põe acima do Círculo Ártico.

Venha conhecer a região e experimente estes momentos ao vivo e a cores: Participando de um safári de observação de baleias ou explorando o mundo selvagem  no interior do país, o visitante descobre um verdadeiro espetáculo, proporcionado por uma nova dimensão das noites de verão, quando a Natureza e a vida animal são realçadas por uma luz completamente diferente.

Se você quer aventurar-se nas noites de verão mais frias na região Norte, você poderá encarar um mergulho noturno – ou poderá montar sua barraca e desfrutar do brilho do sol pela noite adentro. Muitos passeios e atividades são organizados durante a noite nestas semanas, permitindo que você jogue golfe, saia num passeio de bicicleta, de barco ou caiaque, além de encontrar um lugar tranquilo para fisgar um peixe.

Se você tem como destino as ilhas árticas de Svalbard, o sol não se põe entre abril e fins de agosto. Em Svalbard, você poderá sair numa caminhada noturna numa geleira ou admirar o céu avermelhado enquanto realiza um passeio de trenó puxado por cães, interagindo com a magia do clima e a com Natureza nos domínios do Pólo Norte.



LOFOTEN

Kristin Folsland Olsen / www.nordnorge.com / Vestvågøy



SALTEN, BODØ

Tommy Andreassen / www.nordnorge.com / Bodø



O CABO NORTE

Bjarne Riesto - Visitnorway.com  



TROMSØ

Knut Hansvold / www.nordnorge.com / Tromsø

Onde encontrar o sol da meia noite

76 dias de sol da meia noite entre maio e julho convidam o viajante até o Norte da Noruega. Quanto mais ao norte, mais noites com o sol da meia noite.

Quanto mais ao Norte seu roteiro prossegue, mais intenso e duradouro é o fenômeno do sol da meia noite. Durante os meses de verão você pode experimentar até 24 horas de luz do sol acima do Círculo Polar Ártico, permitindo aproveitar as paisagens ao máximo, enquanto acontecem novas descobertas.

O Norte da Noruega cobre cerca de um terço do país e oferece uma infinidade de paisagens e impressionantes vistas da costa. Ao planejar sua aventura sob o sol da meia noite, considere a região Norte do Noruega como dividida em cinco áreas principais.


Lívia472: Muito Obrigado..
Respondido por Elisilvam
2
É um fenômeno natural observável ao norte do Círculo Polar Ártico (hemisfério norte) e ao sul do Círculo Polar Antártico (hemisfério sul), locais onde o Sol é visível por 24 horas do dia, nas datas próximas ao verão, as regiões povoadas que podem desfrutar deste fenômeno estão todas no hemisfério norte: Estados Unidos, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia e o extremo norte da Islândia
Perguntas interessantes