Explique o que diferenciava a legitimidade do poder político de um imperador romano da legitimidade do poder político de um rei absolutista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A legitimidade política de um Imperador Romano era oriunda da soberania popular: do poder que lhe era delegado pelo povo e pelo Senado. Ele não ocupava o trono na qualidade de seu proprietário, mas como mandatário da coletividade encarregado por ela de dirigir a República. Mesmo que um descendente substituísse ao pai imperador, essa substituição não era assegurada pelo princípio da sucessão dinástica, tal como veremos no Absolutismo. A legitimidade política de um rei absolutista, ao contrário, era oriunda do poder divino. Um rei era proprietário de um reino, que era seu patrimônio familiar legítimo. Esse poder era transmitido a um descendente que lhe sucedia pelo princípio da hereditariedade.
Explicação:
espero ter ajudado
O poder político de um imperador romano era legitimado pelo senado, enquanto os reis absolutistas tinham a legitimação do seu poder através de uma incumbência divina.
Poder político dos imperadores romanos e dos reis absolutistas
Tratam-se de dois regimes de características distintas quanto à ascensão dos governantes, já que enquanto os imperadores romanos passavam por uma espécie de aprovação diante de outras instâncias do governo, os reis absolutistas responsabilizavam Deus pela vigência de suas decisões acerca do povo o qual estavam à frente.
Contudo, os imperadores romanos e os reis absolutistas assumiram características semelhantes em determinadas passagens da história, já que o totalitarismo e a tirania foram comuns a alguns governos.
Mais sobre as características do poder político de um imperador romano: brainly.com.br/tarefa/1971301
Mais sobre o poder dos reis absolutistas: https://brainly.com.br/tarefa/10482712
#SPJ2