Explique o que diferencia o exercício da autoridade dos senhores de engenho no Brasil em relação à autoridade da
nobreza europeia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo
Apenas o contexto diferenciava a autoridade dos senhores de engenho da autoridade da nobreza europeia, visto que os primeiros comandavam o setor rural do Brasil Colônia, já os segundos eram concentrados em suas atividades no território europeu.
Senhores de engenho x nobres europeus
Ambos os grupos eram fortemente influentes e baseavam sua ação em separação de etnias e classes sociais, visto que os senhores de engenho atuavam nas fazendas escravistas, enquanto os nobres europeus estavam na Europa coordenando ações prejudiciais aos pobres junto aos governantes, isso quando não faziam parte do governo.
Aprenda mais sobre a autoridade dos senhores de engenho: brainly.com.br/tarefa/7432586
#SPJ2