explique o que darwin chamou de seleção natural na sua teoria evolucionista? heeelllpppp :)
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Ao tentar explicar o motivo da diversidade de organismos existentes, Charles Darwin chamou de Seleção Natural, em “A origem das Espécies” a maneira pela qual a natureza desenvolve as variações necessárias a manutenção e reprodução dos seres vivos no ambiente. Essas variações, com o decorrer do tempo formariam novas espécies. Mas até que ponto Darwin contribuiu para explicar o que somos nós, humanos? Qual a herança intelectual que permeia a continuidade da observação de sua obra?
No séc. XIX não havia estudos referentes a Genética, ela sequer era conhecida. A teoria de Lamarck (Geração espontânea) era a aceita. Darwin supunha que as variações entre as espécies estavam ligadas as mudanças nos sistemas reprodutivos de machos e fêmeas. Expôs que caracteres dos pais estavam nos filhos, e estes apresentavam fatores que oscilavam entre as características dos pais.
O termo Evolucionismo surgiu mais tarde se referindo as transformações acontecidas nas espécies ao longo do tempo, e está envolvido nos mais avançados estudos sobre a mente no campo filosófico/científico atuais.
Steven Pinker, propondo a Engenharia Reversa da Psique, argumenta que a mente é um sistema de órgãos de computação projetados pela Seleção Natural, para resolver os problemas de nossos ancestrais coletores de alimentos. Ele faz uso das idéias de Darwin quanto a apresentação da evolução dos replicadores ao longo do tempo, como a responsável pela formação de organismos complexos.
Explica a plasticidade cerebral como inclusa em nossa programação, hábil a reagir às variáveis ambientais. A proposta de Pinker configura o Neodarwinismo, e contribui com os estudos da Psicologia Evolucionista.
Daniel Dennett apresenta uma visão algorítmica que serve a Teoria da Evolução. Por dedução se observaria que se uma classe de algoritmos é possível, logo, se poderia aguardar por possíveis resultados. Como algoritmos configurariam a reprodução genética, a variabilidade genética, além da seleção natural, objetivariam a adaptação do organismo ao meio. No entanto, o genótipo instruiria o fenótipo, e não o determinaria.
As idéias de Darwin estão intrínsecas na obra destes e de outros pesquisadores respeitados. Ele manteve idéias epistemológicas da tradição corrente em sua época, e seus estudos unem-se as descobertas atuais da Neurociência e Ciência Cognitiva. Todavia, as questões da Filosofia da mente continuam. Por mais proposições plausíveis de observação que tenhamos, ainda há muito por ser decifrado.
Como lembra Eric Matthews, ainda questionamos: Porque pensamos sobre as coisas, refletimos sobre nossa existência, mudamos nossas ações a luz da reflexão?Por que planejamos, organizamos nossas vidas, controlamos emoções e desejos?Somos assim por termos mente? O que é ter uma mente?
Isso é o que ainda não está explicado, é o que Darwin embora tenha deixado uma ampla fundamentação para pesquisas atuais, não explicou com a Teoria da Seleção Natural, e que instiga Filosofia ocidental a analisar com cautela os dados pertinentes da Filosofia da Ciência. Tudo para que não hajam idéias falseadas em prol de qualquer ideologia. Para que haja sim a honestidade intelectual condizente com o avanço científico, e consequentemente com maior conhecimento humano a respeito dele mesmo.
No séc. XIX não havia estudos referentes a Genética, ela sequer era conhecida. A teoria de Lamarck (Geração espontânea) era a aceita. Darwin supunha que as variações entre as espécies estavam ligadas as mudanças nos sistemas reprodutivos de machos e fêmeas. Expôs que caracteres dos pais estavam nos filhos, e estes apresentavam fatores que oscilavam entre as características dos pais.
O termo Evolucionismo surgiu mais tarde se referindo as transformações acontecidas nas espécies ao longo do tempo, e está envolvido nos mais avançados estudos sobre a mente no campo filosófico/científico atuais.
Steven Pinker, propondo a Engenharia Reversa da Psique, argumenta que a mente é um sistema de órgãos de computação projetados pela Seleção Natural, para resolver os problemas de nossos ancestrais coletores de alimentos. Ele faz uso das idéias de Darwin quanto a apresentação da evolução dos replicadores ao longo do tempo, como a responsável pela formação de organismos complexos.
Explica a plasticidade cerebral como inclusa em nossa programação, hábil a reagir às variáveis ambientais. A proposta de Pinker configura o Neodarwinismo, e contribui com os estudos da Psicologia Evolucionista.
Daniel Dennett apresenta uma visão algorítmica que serve a Teoria da Evolução. Por dedução se observaria que se uma classe de algoritmos é possível, logo, se poderia aguardar por possíveis resultados. Como algoritmos configurariam a reprodução genética, a variabilidade genética, além da seleção natural, objetivariam a adaptação do organismo ao meio. No entanto, o genótipo instruiria o fenótipo, e não o determinaria.
As idéias de Darwin estão intrínsecas na obra destes e de outros pesquisadores respeitados. Ele manteve idéias epistemológicas da tradição corrente em sua época, e seus estudos unem-se as descobertas atuais da Neurociência e Ciência Cognitiva. Todavia, as questões da Filosofia da mente continuam. Por mais proposições plausíveis de observação que tenhamos, ainda há muito por ser decifrado.
Como lembra Eric Matthews, ainda questionamos: Porque pensamos sobre as coisas, refletimos sobre nossa existência, mudamos nossas ações a luz da reflexão?Por que planejamos, organizamos nossas vidas, controlamos emoções e desejos?Somos assim por termos mente? O que é ter uma mente?
Isso é o que ainda não está explicado, é o que Darwin embora tenha deixado uma ampla fundamentação para pesquisas atuais, não explicou com a Teoria da Seleção Natural, e que instiga Filosofia ocidental a analisar com cautela os dados pertinentes da Filosofia da Ciência. Tudo para que não hajam idéias falseadas em prol de qualquer ideologia. Para que haja sim a honestidade intelectual condizente com o avanço científico, e consequentemente com maior conhecimento humano a respeito dele mesmo.
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A origem Das espécies
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