Psicologia, perguntado por analuizamoda10, 7 meses atrás

explique o que acorre dentro do olho
para que uma pessoa consiga enxergar?


ainda hoje pooor favooor!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por alicemayara15
2

Resposta:

Como Nós Enxergamos

A visão é um dos nossos sentidos mais complexos. Mas você já parou para pensar como é que os seus olhos funcionam?

O processo da visão humana é bastante extraordinário.

Para melhor compreender como vemos as coisas, vamos primeiro falar sobre o que os componentes dos nossos olhos ou "estruturas" fazem e responder à pergunta de como é que o olho nos permite ver? Vamos tirar um minuto para ficar sabendo mais sobre isto.

Partes do olho — o exterior

Os nossos olhos são órgãos, tal como o nosso coração, os nossos rins e a nossa pele (o nosso maior órgão). A anatomia do olho é incrivelmente complexa. Cada olho tem mais de dois milhões de partes funcionais. Estas incluem estruturas externas como:

As pálpebras, que oferecem proteção aos seus olhos.

A esclera e a córnea, que cobrem e ajudam a proteger o interior do olho.

A película lacrimal, que transporta oxigênio até a córnea e mantém os seus olhos lubrificados, saudáveis e confortáveis.

Fato interessante: Sabia que cada um de nós pisca cerca de 12.000 vezes por dia e que a córnea é a única estrutura no nosso corpo que não tem vasos sanguíneos? O nosso sangue fornece oxigênio às partes do nosso corpo, mas a córnea recebe-o diretamente do ar. Por quê? Transparência. É necessária para uma visão clara.

Agora que compreendemos o que está do lado de fora dos nossos olhos, vejamos o que está do lado de dentro e vamos responder à pergunta de como vemos um objeto tal como o nascer do sol ou a nossa refeição do almoço.

O interior do olho

As principais estruturas interiores dos seus olhos incluem:

A íris, que é a parte colorida do olho.

A pupila, a abertura circular negra no centro da íris que deixa entrar a luz.

O cristalino, suspenso por trás da íris, que nos permite focar objetos de perto e de longe.

A retina, que é uma camada fina de milhões de fotorreceptores denominados "hastes e cones."

Quando começa um novo dia, a luz entra nos seus olhos pela córnea e as pupilas. Se estiver num quarto escuro e acender luzes claras, as suas pupilas contraem-se para reduzir a quantidade de luz. O contrário acontece se vier do sol e entrar em uma sala escura. As suas pupilas dilatam-se para permitir a entrada de mais luz para poder ver melhor no seu novo ambiente.

Depois da luz passar pelas suas pupilas e pelo cristalino, foca-se na retina. E aqui acontece algo de surpreendente. As imagens viram-se de cabeça para baixo na parte de trás do seu olho! Sim, você leu corretamente.

Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos. Quando o seu cérebro processa esta informação, volta a virar as imagens para que não veja o mundo de cabeça para baixo. Se isto não acontecesse as nossas vidas seriam incrivelmente estranhas!

O nosso sistema de visão está de fato muito bem concebido.

Apesar disto parecer um pouco estranho, é a melhor forma do nosso corpo processar a informação rapidamente. Isto leva-nos a perguntar, o que acontece quando nem tudo funciona bem com os seus olhos?

Perguntas interessantes