História, perguntado por mariaritasantosdealm, 11 meses atrás

explique o que aconteceu com grande parte dos indígenas após a chegada dos europeus no território brasileiro​


kailanyisidorio: A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa vasta população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabriciofabricioluiz
6

A chegada do conquistador europeu na América de fato foi um acontecimento marcante em quaisquer países que foram conquistados pelos navegadores do Velho Mundo. A maioria dos indígenas sofreram consequências com este acontecimento, devido a problemas trazidos pelo homem europeu, como:

- a propagação de doenças, como varíola, rubéola e sarampo, que foi a maior causa de morte de indígenas, pois eles não possuíam nenhuma defesa natural contra estas enfermidades;

- a ocorrência de conflitos violentos entre os conquistadores e os indígenas. A superioridade bélica dos europeus foi um fator que garantiu muitos massacres, ocasionando a morte de muitos indígenas;

- alianças com tribos indígenas, para enfrentar tribos rivais, alimentando conflitos mortais e

- a escravidão de inúmeros nativos, que morreram sob castigos desumanos, trabalhos penosos e maus tratos.

Em outras palavras, podemos concluir que grande parte dos indígenas, após a chegada dos europeus, foram reprimidos, controlados e no pior dos acontecimentos, mortos.

Perguntas interessantes