Geografia, perguntado por dede2380, 1 ano atrás

explique o que a chuva acida pode provocar ao ambiente e aos seres vivos

Soluções para a tarefa

Respondido por Luanna1766
3
A chuva ácida é precipitação que contém concentrações mensuráveis de um ou mais ácidos fortes e que pela sua acidez causa comprovados efeitos negativos sobre as plantas, os organismos vivos aquáticos e as estruturas construídas e equipamentos com os quais entre em contacto. 

As conseqüências citadas são os prejuízos que tais chuvas causam às estruturas e automóveis. Neste caso, acrescentamos os monumentos metálicos ou as pedras de origem calcária. Outras conseqüências citadas foram os prejuízos à saúde humana, através do aumento dos casos de asma, rinite e sinusite alérgica, onde acrescentamos que há prejuízos também para a vegetação em geral e, principalmente, as hortaliças. 

De qualquer forma, o fenômeno "chuva ácida" é altamente indesejável. As origens principais, também concordo: o trânsito e as indústrias. 

No trânsito e nas indústrias, os combustíveis líquidos e os sólidos de origem fóssil, que sempre contém enxofre, fazem com que se evolua para a atmosfera óxido de enxofre, ponto de partida para a chuva ácida, visto que esse óxido, em contato com a umidade do ar, e após algumas reações se transforme no produto final chamado ácido sulfúrico. 

Nas indústrias, nos processos que envolvem altas temperaturas, o nitrogênio do ar de combustão gera óxidos de nitrogênio que, em contato com a umidade do ar, e após certas reações, acabam se transformando em ácido nítrico. 

Ambos, ácido sulfúrico e nítrico, são altamente corrosivos e descem com as chuvas ou estacionam nas neblinas, provocando os estragos citados.
Perguntas interessantes