Explique o processo que levou Vargas ao poder, com o tenentismo e o movimento político-militar de 1930. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
A chegada de Getúlio Vargas ao poder ocorreu em 1930, depois de um conturbado processo eleitoral. O início de seu governo representa a ruptura com os acordos estabelecidos pela elite agrária brasileira desde o final do século XIX, pondo fim à República Velha
Getúlio Vargas chegou ao poder, após a crise das oligarquias e com apoio do movimento tenentista o político gaúcho encontrou meios para derrubar o poder das oligarquias e instituir seu governo.
Além disso, a ascensão de Vargas e a crise da República Velha, estão diretamente ligados à crise de 1929, que abalou as economias dos grandes produtores brasileiros.
A crise política
Durante a república velha existia a dinâmica de troca de apoio entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, que alternavam na indicação de candidato à presidência, essa política ficou conhecida como política do Café com Leite.
Porém, em 1930, o Partido Republicano Paulista (PRP), liderado pelo Presidente Washington Luís, rompeu com a aliança entre os estados e indica um político paulista para concorrer à presidência, o então candidato Júlio Prestes, de modo que isso irrita o Partido Republicano Mineiro que decide virar oposição aos paulistas, o partido mineiro resolve se aliar com a Aliança Liberal de Getúlio Vargas.
Júlio Prestes vence as eleições, porém a Aliança liberal acusa ter havido fraude durante o processo, com base nisso a Aliança liberal junto com o apoio do Partido Republicano Mineiro impedem a posse de Júlio Prestes.
Os Tenentistas:
Os tenentistas eram soldados e oficiais de baixa patente que estavam descontente com a política adotada pelas oligarquias rurais que dominavam o país, participaram de vários movimentos contra a oligarquia dos quais pode-se destacar:
- Coluna Prestes
- Revolução de 1924
- Comuna de Manaus
- Revolta dos 18 do Forte de Copacabana
Leia mais sobre Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/40978844