Informática, perguntado por nathyyyy4874, 1 ano atrás

explique o processo de obtençao de dados por sensoriamento remoto

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
0
Como o próprio termo dá a dica, um sensor capta alguma ou várias formas de radiação emitida e/ou refletida pelo objeto que se quer observar.

O sensor fica longe do objeto, por isso é que se diz que é "remota". Mas o que é "longe" ? É um conceito relativo. O importante é que as técnicas de captação (sensoriamento) das radiações pode variar muito em função da distância.

O termo é normalmente associado a sensoriamento via satélite. Os sensores instalados no satélite são apontados para o objeto que se quer monitorar. Os sensores capturam os dados, que são digitalizados e enviados através de telecomunicação digital a rádio entre o satélite e a base do mesmo em terra. Os dados então são analisados.

Entre os tipos de radiação, a eletromagnética é a mais usada. Detecta-se luz infravermelha, ultravioleta e até mesmo luz visível só que com maior resolução de cor de modo que milhares de tonalidades de cada cor podem ser detectados nos sensores mais modernos.

Com a detectação de luz infravermelha, pode-se deduzir o que está mais quente/mais frio, o que esquenta/esfria mais rápido/devagar de modo que se pode afirmar com bastante precisão do que é feito cada parte do objeto observado, mesmo a distância. Um satélite de imagens é capaz de detectar variações de cor verde das folhas de uma planta em terra e chegar a conclusão bastante precisa de quão desenvolvida aquela planta está (pronta ou não para colheita?), por exemplo.


Perguntas interessantes