Explique, o processo de Independência das Treze Colônias da América do Norte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As 13 colônias eram povoações instaladas pelos britânicos, na costa leste da América, no decorrer do século XVII.
Os colonos se fixaram entre o oceano Atlântico e os montes Apalaches, constituindo o embrião dos futuros treze estados americanos.
As Treze Colônias
Situadas no litoral atlântico, as treze colônias se desenvolveram de maneira distinta entre si e marcaram profundamente a formação dos Estados Unidos.
As treze colônias eram constituídas por:
Carolina do Norte
Carolina do Sul
Connecticut
Delaware
Geórgia
Rhode Island
Massachusetts
Maryland
New Hampshire
Nova York
Nova Jérsei
Pensilvânia
VirgíniaFormação das Treze Colônias
Oficialmente, a colonização inglesa começou em 1607, com a fundação da cidade de Jamestown, na Virgínia.A ocupação ocorreu no decorrer do século XVII, quando a Grã-Bretanha vivia um período de revoluções e disputas políticas e religiosas.
Por discordar das ideias absolutistas e teológicas discutidas durante a Revolução Puritana, grupos de protestantes, calvinistas e presbiterianos deixaram a Grã-Bretanha e encontraram na América um novo lar para escapar das perseguições.
Este território pertencia, segundo o Tratado de Tordesilhas, à coroa espanhola. No entanto, naquele momento, os espanhóis estavam ocupados em conquistar a região que hoje representa o México e o Peru e acabaram não ocupando esta zona.
Ainda assim, os espanhóis se estabeleceram na Flórida, em 1565, e na costa oeste.Características das Treze Colônias
Segundo a localização geográfica, as colônias da costa leste da América do Norte podem ser divididas em três: nordeste (Nova Inglaterra), centro e sul.
Cada uma delas desenvolveu um perfil sócio-econômico diferente. Vejamos:
Colônias do Nordeste (Nova Inglaterra)
Treze Colônias
Os peregrinos que chegaram no barco "Mayflower" formam parte da colonização da Nova Inglaterra
A região norte das 13 colônias foi denominada Nova Inglaterra e compreendia os territórios de Massachusetts, Delaware, Connecticut, Rhode Island e Maine.
Os colonos se dirigiam ali especialmente em busca de liberdade religiosa e política. Assim, desenvolveram uma ligação muito forte entre a religião e a política, pois as decisões eram tomadas em assembleias na igreja.
O clima era hostil e a agricultura não era rentável. Desta maneira, os colonos se dedicaram à pesca e à captura de baleias fazendo o porto de Boston a principal porta de saída e entrada de produtos.
Apesar da mão de obra livre ser predominante, existiam africanos escravizados que faziam os trabalhos domésticos. Alguns eram livres, mas ainda assim tratados de forma inferior a uma pessoa branca.
Explicação: