Explique o processo de hominizacão
Soluções para a tarefa
Explicação:
O processo de hominização é o relato através da qual podemos compreender como o ser humano se tornou um primata mais avançado.
O homem que existe atualmente, independentemente de sua aparência, é resultado de um longo processo de evolução. Este processo é conhecido como hominização.
Quando começou a caminhar com as duas pernas e desistiu de usar os braços como apoio, passou a deixar as mãos livres
Graças a isso, os seres humanos começaram a utilizar as mãos para todo tipo de atividade: para pegar os alimentos, manipular pedras ou transportar objetos. Isto fez com que a mandíbula ficasse enfraquecida, pois já não precisava mais dos dentes afiados para quebrar os alimentos e mastigá-los. A mudança na mandíbula fez com que o crânio se desenvolvesse mais.
Com um crânio maior, nosso cérebro aumentou de tamanho e devido a isso somos mais inteligentes que o resto dos primatas.
Enfim, com a mudança do bipedismo, as mãos ficaram mais livres e pôde desencadear um aumento da massa cerebral e da inteligência.
O conceito hominização também deve ser entendido em relação a todas as características fisiológicas do homo sapiens. Assim, o homem tem uma coluna vertebral forte e uma linha reta das pernas, sendo estas mais compridas que os braços e com pés que suportam o peso de todo o corpo. Todas estas características morfológicas não se encontram como o resto dos antropoides em por este motivo o homo sapiens é uma espécie única.