História, perguntado por 12345678910112455525, 1 ano atrás

EXPLIQUE o processo de formação dos Estados Nacionais

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Por Fernanda Paixão Pissurno

Graduação em História (UFRJ, 2016)

Faça os exercícios!

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo 0:00

04:13AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

O termo "Estados Nacionais" costuma ser utilizado para designar o resultado da dinâmica política e econômica que levaria a uma nova formulação de Estado nos reinos europeus, possibilitando o fortalecimento e subsequente centralização do poder real.

Durante a Idade Média, a Europa em geral seria caracterizada pela forte presença política dos senhores feudais. Junto com a influência da Igreja, isso acabaria por assegurar a fragmentação do poder durante o período. No século XIV, porém, este sistema afundou em uma forte crise depois da desagregação social causada pela epidemia de peste bubônica, que em muito agravaria a crescente paralisação do mercado agrícola. Neste contexto, ocorreu a ascensão da burguesia. Anteriormente mais predominante nas atividades comerciais das cidades feudais, o grupo se tornaria cada vez mais influente ao adquirir as terras dos arruinados senhores feudais, o que lentamente alteraria o eixo da economia para as atividades comerciais no meio urbano. Isso desenvolveria substancialmente o comércio.

Respondido por gabimaldonado1pdxcnc
4

O território dos EUA começou a ser colonizado no início do século XVII. O primeiro grupo de colonizadores eram cristãos puritanos que desembarcaram, em 1607, na região do atual estado da Virgínia. Em 1620, chegaram mais puritanos na mesma região, intensificando o processo de colonização.

Durante todo o século XVII e meados do XVIII foram se formando, na região da costa leste, as treze colônias. Estas foram a base inicial territorial do que mais tarde seriam os Estados Unidos da América. Foi a partir do final do século XVIII e durante todo o XIX, que os norte-americanos foram ampliando seu território rumo a oeste. Este processo ocorreu com a conquista de terras através de guerras, anexações ou compras. Os índios norte-americanos (nativos de grande parte da região), através de um processo violento, perderam grande parte de suas terras para os colonizadores brancos.

Cronologia da formação do território dos EUA:

- Século XVIII: formação das treze colônias inglesas (Rhode Island, New Hampshire, Massachusetts, Nova York, Connecticut, Nova Jersey, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia).

- Em 1783: obtenção de grande faixa territorial, na região centro-leste, da Inglaterra. Esta área corresponde aos atuais estados do Alabama, Tennessee, Kentucky, Ohio, Indiana, Mississipi, Illinois, Wisconsin e Michigan.

- Em 1803: compra de grande extensão territorial da França na área central dos EUA. Esta área corresponde, atualmente, aos estados da Louisiana, Arkansas, Missouri, Oklahoma, Kansas, Iowa, Nebraska, Dakota do Sul, Minnesota e Dakota do Norte.

- Em 1818: região norte do atual estado da Dakota do Norte foi cedida pela Inglaterra.

- Em 1819: região da Flórida é comprada da Espanha.

- Em 1845: região centro-sul (atuais estados do Texas e Novo México) é anexada.

- Em 1846: a Inglaterra cede a região do extremo noroeste (atuais estados de Washington, Idaho e Oregon.

- Em 1848: extensa área centro-oeste (atuais estados de Utah, Arizona, Califórnia e Nevada) é comprada do México.

- Em 1853: sul dos atuais estados do Novo México e Arizona é comprado do México.

- Em 1867: Alasca é comprado da Rússia.

Perguntas interessantes