explique o processo da extração do látex
Soluções para a tarefa
A extração somente deve ser iniciada quando o tronco da árvore atingir 45cm de circunferência a 1m30 do solo. Os seringueiros chamam de abertura de painel a marcação de dois sulcos perpendiculares (geratriz superior e geratriz inferior), que orientam a colocação da bandeira – instrumento que mede em 37 graus a inclinação da área para a sangria. Essa é a inclinação ideal para permitir que o látex desça suavemente, sem escorrimentos.
A casca da seringueira deve ser removida com o auxílio de uma ferramenta chamada paquímetro. Ele mede a espessura da casca da árvore, impedindo que sua remoção ofenda os vasos lactíferos, normalmente localizados a 6 milímetros da superfície.
Depois disso, entram em ação a faca de sangria e a habilidade do seringueiro, cuja tarefa consiste em fazer o sulco sem provocar ferimentos no tronco da árvore. É quando o látex começa a escorrer para a bica, de onde pinga para a cuia, localizada alguns centímetros abaixo. A faca de sangria é higienizada antes de utilizada em nova árvore, para evitar a transmissão de fungos e bactérias.
é feita a remoção de um pequeno volume de casca da árvore, em um corte inclinado a 30º, permitindo o escoamento da seiva, que desemboca em pequenas canecas afixadas no tronco da árvore.