História, perguntado por heitorbraga377, 9 meses atrás

Explique o principal motiva para q a corte se mudasse da corte portuguesa para o Brasil Porque o rio de janeiro foi obrigado a abrigar a familia real?. URGENTE

Soluções para a tarefa

Respondido por juliasilvestri
4

Resposta:

A principal razão pela qual a Corte Portuguesa se transferiu de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808 foi a ameaça que Napoleão representava para Portugal, que se recusou a cumprir as suas demandas de embargar comercialmente a Inglaterra.

O Rio de Janeiro, para receber a Família Real, "ganhou" uma série de instituições, como Correios (para realizar a administração do Império), o primeiro Banco nacional, as primeiras instituições de Ensino Superior e uma série de instituições administrativas, além da posterior ascensão do Brasil à categoria de Reino (em 1815).


Jenniferoliveiraaaa2: é, oi
felipeghcastro12: Vc pode responder a minha questao r favor?
Jenniferoliveiraaaa2: será que vc pode responder minha pergunta de história?
felipeghcastro12: Vou er se consigo ajudar
Jenniferoliveiraaaa2: ok, mt obrigada
juliasilvestri: vou tentar responder
Jenniferoliveiraaaa2: ebaaa, mt obrigada
Jenniferoliveiraaaa2: vou ver qual é a melhor quando vcs terminarem de responder ai eu coloco como a melhor!
juliasilvestri: acho q já te responderam k
felipeghcastro12: Pronto
Respondido por felipeghcastro12
0

Explicação:

A vinda da família real para o Brasil deu-se na passagem de 1807 para 1808 e foi resultado da guerra travada entre França e Reino Unido durante o período napoleônico. A transferência da corte ocorreu pela recusa de Portugal em obedecer as ordens da França e aderir ao Bloqueio Continental, instituído com o objetivo de prejudicar os ingleses, em 1806.

Com isso, o regente de Portugal, d. João, filho de d. Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil. Assim, o poder português instalou-se no Rio de Janeiro, resultando em transformações que tiveram influência fundamental no desencadeamento do processo de independência do Brasil, alguns anos depois.

Perguntas interessantes