História, perguntado por mariaeduardaps142, 5 meses atrás

explique o por que dos assassinatos dos três jovens ativista dos direitos civis?filme missippi em chamas​

Soluções para a tarefa

Respondido por MadalenaBR
0

James Chaney (negro), Michael Shwerner e Andrew Goodman foram assassinados porque lutavam contra a supremacia branca no estado do Mississipi - Estados Unidos.

Congresso de Igualdade Racial - CORE

Em 1942, em um movimento contrário à supremacia branca (crença de que os indivíduos brancos são superiores), civis americanos criaram o Congresso de Igualdade Racial (CORE), composto por pessoas de várias etnias, que tinham como objetivo principal criar escolas para negros.

O preconceito em Mississippi

No começo da década de 1960, após o fim das leis segregacionistas nos Estados Unidos, vários estados optaram por deixar esse pensamento supremacista para trás. Porém, no Mississipi, a elite branca do estado  não gostou dessa mudança.

O estado do Mississippi, em sua quase maioria, começou a desafiar a constituição, hostilizando os negros e intimidando com ameaças de vandalismos contra as casas e assassinatos.

Os ''Cavaleiros de Branco'', composto por dissidentes da K  K Klan, uma organização composta somente de brancos, não se importava de esconder o ódio e o preconceito contra os negros. Samuel Bowers, o líder, queria continuar com a supremacia branca.

Em 1964, no feriado de ''Memorial Day'',  James Chaney (negro) e  Michael Shwerner, que faziam parte da CORE,  visitaram a  Igreja Metodista de Monte Sião, onde buscavam apoio para criar uma escola que integrasse negros na sociedade.

Os Cavaleiros Brancos, ao serem avisados dessa visita, decidiram atear fogo na igreja. Em 21 de junho, James, Michael e  Andrew Goodman foram até o local investigar o incêndio. Na volta, a caminhonete com os três homens foi parada por excesso de velocidade, e todos foram levados para o condado de Neshoba.

Os outros membros do CORE, percebendo a demora dos três homens, pediram a ajuda de conhecidos e amigos, na procura.  Às 22 horas daquele mesmo dia, James, Michael e Andrew foram soltos, mas foram seguidos pelo vice-xerife Price, onde, num cruzamento isolado na estrada, foram mortos a tiros.

James Chaney, o único negro, sofreu diversas agressões e foi morto com três tiros. Michael Shwerner e Andrew Goodman, por serem brancos, receberam um tiro no coração.  Os corpos só foram encontrados 44 dias depois, enterrados em uma fazenda de um dos assassinos.

Entenda mais sobre Supremacia Racial Americana em:

https://brainly.com.br/tarefa/33798143

#SPJ1

Perguntas interessantes