Explique o pensamento teórico de Theodor Adorno e Max Horkheimer e sua compreensão sobre a sociedade nos princípios da ética? (urgente)
Soluções para a tarefa
Theodor W. Adorno e Max Horkheimer reconstroem a história da homem, constituída a partir do projeto de promoção do esclarecimento, afastando a explicação mítica sobre as coisas. Os dogmas, as crenças e o misticismo são deixados de lado, uma vez que somente passa a ser válido aquilo que possa ser demonstrado racionalmente.
A aposta no esclarecimento não possuía apenas a função de auxiliar os homens a sobreviver, mas havia a esperança de que se a humanidade fosse capaz de se esclarecer, para construir um mundo "verdadeiramente humano", ou seja, um mundo em que as pessoas pudessem se livrar das imposições ligadas à sobrevivência e ao mesmo tempo buscar realizar projetos éticos, ligados a busca pela felicidade.
Porém, ao invés de alcançarmos “um estado verdadeiramente humano" como pretendíamos, segundo Adorno e Horkheimer, nós estamos nos "[...] afundando em uma nova espécie de barbárie".
A única coisa que alcançamos com o conhecimento racional foi a perpetuação dos mesmos papéis sociais, já impostos pelos mitos. A razão concedeu ao longo do tempo uma valorização extremada à razão instrumental, que busca de forma sistemática e exclusiva a categorização, a unificação, a multiplicidade das coisas do mundo na "unidade do pensamento" e, em contrapartida, obteve a perpetuação de um quadro ainda pior de dominação.
A razão instrumental é subjetiva e centrada única e exclusivamente no sujeito que orienta suas ações para obter determinados fins, tendo em vista não o bem comum, mas sim o bem particular.
Bons estudos!