História, perguntado por riansilva96p7gbg9, 1 ano atrás

explique o panorama social, econômico e político da França pré-revolucionaria e aponte de que forma ele contribuiu para a ocorrência da revolução.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2
Olá, tudo bem?

A França pré-revolucionária ainda possuía, basicamente, a mesma organização social do feudalismo: divisão em três estados, os membros do terceiro (os artesãos e camponeses) eram maioria e suas vontades políticas sempre eram descumpridas pelos membros dos outros dois (clero e nobreza).

Com o crescimento da classe burguesa, a situação política foi, aos poucos, se tornando insustentável, de modo que iniciaram uma campanha política de caráter revolucionário para derrubar a monarquia.

A economia estava, justamente, fundamentada no terceiro estado, pois ela continha praticamente toda a força produtiva da França. Como foi dito, contudo, apesar de força econômica considerável não possuíam poder político. 

Neste clima de insatisfação da maioria, o clima social (marcado pelas ideias do Iluminismo, que defendia a adoção da República Liberal) foi facilmente facilitador na adoção por um enorme número de pessoas das ideias republicanas, e isto conduziu, inexoravelmente, à revolução.
Perguntas interessantes