História, perguntado por souguilherme134, 11 meses atrás

explique o movimento do cangaço​

Soluções para a tarefa

Respondido por kayh234
4

O cangaço foi um movimento caracterizado como banditismo social que vigorou entre as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX pelas áreas do sertão nordestino brasileiro. A figura do cangaceiro é caracterizada pelo sertanejo sempre em trânsito, com vida seminômade, vivendo em bando e vestindo roupas de couro curtido, armado com rifles, facas (peixeiras) e punhais. Esse tipo de sertanejo carregava consigo as tralhas de que necessitava, todas afiveladas em seu tronco. Por isso, o nome “cangaço”, atribuído a essa forma de levar pertences e mantimentos.

espero te ajudado!

Respondido por 7minuteluna
2

Boa noite!

Cangaço é a nomenclatura para o movimento armado de nômades nordestinos que teve seu auge entre o final do século XIX e início do século XX. O cangaço ficou marcado pela intensidade de crimes violentos e cruéis do nordeste do Brasil. movidos principalmente pela vingança, revolta e disputa de terras. Formadas por sertanejos, jagunços, empregados de latifundiários, capangas e pistoleiros, os grupos do cangaço espalharam terror e medo por onde passavam.  

Durante os primeiros anos da República Oligárquica o poder do cangaço no nordeste do Brasil era imenso. A crueldade durante os ataques despertava o medo da polícia estadual que necessitava da polícia militar na tentativa de impedir os cangaceiros. Devido a bravura e a audácia desses bandidos, muitas vezes eram vistos como heróis entre a população do Sertão, que enfrentavam o descaso das autoridades e viviam em extrema pobreza.  

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes