Explique o motivo pelo qual o espetáculo A sagração da primavera ter provocado um grande escândalo na sociedade na época que foi apresentado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Sagração da Primavera, do compositor erudito russo Igor Stravinsky, subverte a estética musical do século XX, dando origem ao Modernismo. A célebre composição musical deste irreverente artista do século passado é hoje considerada um símbolo da musicalidade erudita, mas na época causou polêmica ao embalar o balé em dois atos criado pelo não menos rebelde Vaslav Nijinsky, coreógrafo também originário da Rússia.
Este espetáculo narra a trajetória de uma garota marcada para ser entregue como oblação à divindade primaveril, no auge de um ritual pagão, com o objetivo de conquistar para seu povo uma colheita proveitosa. Seu cenário foi arquitetado pelo artista plástico e arqueologista Nicholas Roerich, e a estréia se deu em pleno Théâtre des Champs-Élysées, na capital francesa, no dia 29 de maio de 1913.
Explicação:
Resposta:
O escândalo em si tem como originador o choque entre a imagem de "Belle Époque" da Paris do começo do século XX, e o início das novas formas de arte caracterizados pelo modernismo.
Explicação:
Esse "divisor de águas" se concretizou no público na estréia da Sagração da Primavera. A propaganda também não ajudou. Se dizia que ali iria nascer uma nova forma de arte, o futuro, que pareceu bastante atrasado para quem o viu e ouviu em 23 de maio de 1913. De um lado, as formas arredondadas dos movimentos clássicos de balé, a música com ornamentações e delicadezas, complementada por cenários classicistas. E então, a Sagração da Primavera, com movimentos bruscos e repentinos, a música agoniante e repulsiva, e os cenários de uma Rússia pagã. Ali, se contestava o que se considerava por civilização, numa época em que se dizia haver o auge dela. O resultado: uma platéia irada, cuja única resposta pela maioria eram as vaias e o descontentamento. E tudo pareceu se confirmar com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e tudo o que a sucederia.