Explique o motivo pelo qual átomos com grande diferença de
eletronegatividade entre si tendem a se ligarem por ligação iônica,
enquanto aqueles que possuem baixa ou nenhuma diferença de
eletronegatividade entre si tendem a se ligarem por ligação covalente.
Soluções para a tarefa
Primeiro é bom entender que não existe diferença nas ligações químicas, sejam elas iônicas ou covalentes. Essa é uma divisão estritamente didática.
O que acontece quimicamente é que quando a diferença de eletronegatividade é muito grande, o átomo com alta eletronegatividade atrai o elétron do átomo com baixa eletronegatividade com tanta intensidade, que esse acaba soltando e formando um cátion, em contrapartida o outro recebe e forma um ânion. Dessa maneira, estabelece o que chamamos de ligação química com maior caráter iônico. A palavra iônico vem da interação entre íons (cátion e ânion), que podemos encarar como uma atração eletrostática (positivo atrai negativo).
Como os átomos com alta eletronegatividade são os ametais e os de baixa eletronegatividade são os metais, é comum sintetizar a ligação iônica como a interação entre ametais e metais. Mas isso não vale para 100% dos casos e vou discutir mais a frente.
Quando dois átomos de alta eletronegatividade interagem, há uma disputa pelos elétrons na ligação, e eles acabam compartilhando esses elétrons, o que caracteriza uma ligação química com maior caráter covalente, onde não há formação de íons, e o que mantém esses átomos unidos é a interpenetração de suas nuvens eletrônicas.
Como os átomos com alta eletronegatividade são os ametais, é comum sintetizar a ligação covalente como a interação entre ametais.
Através de cálculos, que não nos interessam aqui, ficou estabelecido que 1,7 é o limite na diferença de eletronegatividade (ΔE) entre os caráteres iônico e covalente das ligações químicas.
Quando ΔE > 1,7 ⇒ ligação com maior caráter iônico
Quando ΔE < 1,7 ⇒ ligação com maior caráter covalente
Exemplos:
Ligação entre Na (E = 0,9) e Cl (E = 3,0)
METAL AMETAL
ΔE = 3,0 - 0,9 = 2,1 ⇒ ligação com maior caráter iônico
Ligação entre H (E = 2,1) e Cl (E = 3,0)
AMETAL AMETAL
ΔE = 3,0 - 2,1 = 0,9 ⇒ ligação com maior caráter covalente
Agora temos um exemplo que foge à síntese (como prometido):
Ligação entre Al (E = 1,5) e Cl (E = 3,0)
METAL AMETAL
ΔE = 3,0 - 1,5 = 1,5 ⇒ ligação com maior caráter covalente
É possível até calcular a porcentagem do caráter iônico e do caráter covalente em um composto químico.
Entender a natureza dos átomos e das possíveis interações entre eles, é extremamente importante para o entendimento da Química. A partir dessas relações podemos definir o que é molécula e o que não é, os estados físicos, a miscibilidade, as reações químicas entre outras centenas de fenômenos importantes no entendimento da natureza.