Explique o motivo pela qual estudos químicos é importante.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O uso da química tem como berço o estudo da medicina, em que a busca pela cura de doenças foi seu principal meio de evolução. Sendo a química um elemento fundamental na medicina moderna, é imprescindível que estudantes de nível superior com formação em áreas da saúde saibam dominá-la. Um fato extremamente comum entre estudantes de cursos de graduação em Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Medicina entre outros, é a dificuldade em aprender química. Expressões como “não gosto de química” ou “é uma matéria muito difícil” são frequentes entre graduandos destes cursos. Incertezas sobre a importância e necessidade desta disciplina, como parte do currículo acadêmico, são evidentes. Esta defasagem e fragmentação dos conhecimentos químicos durante o período de graduação, tem como origem a precariedade no ensino dos níveis fundamental e médio da educação básica. Outro importante fator que impossibilita a compreensão da Química são defasagens de disciplinas interligadas a ela. O método de ensino tradicional, a utilização de estrutura precária nos laboratórios e a falta de materiais químicos nas instituições, elevam ainda mais o desinteresse por parte dos estudantes. Fazer uso do método de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade para ampliar a absorção do conhecimento é uma prática eficaz na formação superior. As instituições de ensino devem despertar a capacidade de raciocínio e questionamento ao introduzirem novos conhecimentos aos discentes. Estudantes de todo e qualquer ramo das ciências biológicas devem dominar conhecimentos básicos de química que pertençam ao seu meio de conduta profissional. Além disso, conhecer a nomenclatura tanto usual quanto formal das substâncias é uma exigência para aqueles que atuam neste meio. O objetivo deste trabalho é relatar as principais dificuldades enfrentadas durante o ensino de Química para estudantes de áreas da saúde, assim como as causas que impossibilitam os mesmos em sua compreensão.
Explicação:
Tendo em vista a importância de conhecimentos químicos para a atuação de profissionais da saúde em suas vivências diárias, este artigo abrangerá as dificuldades enfrentadas para o ensino de Química e sua compreensão. Esta disciplina frequentemente é julgada como desnecessária por graduandos de cursos voltados à saúde. Tais indagações quanto à real necessidade do aprendizado de Química com os estudos de medicina e seus derivados, são justificados claramente pela abrangência histórica e origem da quimiatria. Ciência considerada um dos pilares fundamentadores da química, a quimiatria possuía como precursores os antigos médicos e farmacêuticos. O uso da química tem como berço o estudo da medicina, em que a busca pela cura de doenças foi seu principal meio de evolução. Estudiosos como médicos, farmacêuticos e alquimistas desenvolviam suas práticas químicas em primários laboratórios de pesquisa, com estruturas rudimentares e predominante fuligem devido à utilização de fornos à carvão.
Sendo a química um elemento fundamental na medicina moderna, é imprescindível que estudantes de nível superior com formação em áreas da saúde saibam dominá-la. Contudo, observa-se um claro desconhecimento e inaptidão por grande parte destes profissionais. Esta defasagem e fragmentação dos conhecimentos químicos durante o período de graduação, tem como origem a precariedade no ensino dos níveis fundamental e médio da educação básica. Para a compreensão desta disciplina são necessários conhecimentos matemáticos como álgebra simples, sistema métrico, números exponenciais, análise dimensional; assim como conhecimentos relacionados à leitura e interpretação de texto. Uma vez presente a desestruturação de competências básicas necessárias para a compreensão da teoria e fenômenos científicos, torna-se turbulento o processo de domínio da química.
Fazer uso do método de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade para ampliar a absorção do conhecimento é uma prática eficaz na formação superior. As disciplinas poderão ser interligadas de forma a complementar e solidificar os conceitos por elas apresentados. Esta forma de exposição do ensino trará ao aluno uma visão mais realista, permitindo que desenvolva os conhecimentos adquiridos durante o período de graduação em seus desafios profissionais diários. O docente deverá ter como objetivo enfatizar as ligações entre os conteúdos ministrados, em vez de focar apenas na obrigação de transmissão dos mesmos.