Biologia, perguntado por Mhllzn, 10 meses atrás

Explique o motivo de nem sempre uma mudança (mutação) ocasionar alteração no resultado da síntese proteica.

Soluções para a tarefa

Respondido por mel0355
0

Resposta:As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies.

As mudanças no material genético são extremamente importantes, pois é o DNA que carrega as informações necessárias para a síntese de proteínas. Algumas modificações nos genes afetam diretamente a proteína a ser sintetizada, resultando no surgimento de uma característica não esperada. Vale destacar que as mutações no DNA podem causar desde mudanças físicas até mudanças comportamentais.

→ O que causa as mutações?

As mutações podem ocorrer por causa de erros na replicação ou ainda por fatores externos. Na replicação incorreta, no momento da síntese da nova molécula de DNA, podem ocorrer erros que fazem com que a cópia não seja idêntica à original. Além de falhas na replicação, podemos citar a ação de agentes externos, que podem causar a quebra do DNA e uma reparação incorreta. Como exemplo de fatores externos, podemos citar a radiação.

Existem diferentes tipos de mutações. Existem aquelas causadas pela substituição de uma base por outra, aquelas em que ocorre inversão de novas bases e também aquelas em que se observa a perda de uma porção de DNA.

→ Mutações ocorrem ao acaso?

As mutações ocorrem de maneira aleatória, ou seja, não surgem como forma de suprir uma necessidade do organismo ou até mesmo para prejudicá-lo de alguma forma. Por ocorrerem ao acaso, as mutações geram diferentes respostas no organismo, afetando de forma positiva, negativa ou não causando nenhuma mudança.

Explicação:

Perguntas interessantes