explique o motivo da iupac ter estabelecido intervalos de pesos atômicos para alguns elementos químicos
Soluções para a tarefa
Sabe-se que o peso atômico não é uma constante da natureza porque a quantidade de isótopos varia de acordo com a origem da amostra do elemento. Em alguns elementos a variação é bastante frequente, como no hidrogênio.
Assim, a IUPAC decidiu explicitar o peso atômico padrão do hidrogênio e de mais nove outros elementos (Li, B, C, N, O, Si, S, Cl e Tl) para esclarecer que seus valores não são constantes (fixos) na natureza.
Desta forma, a faixa de valores de pesos atômicos em substâncias compostas por esses elementos é denominada de intervalo, representado como [a; b], (significa que os valores de Ar (E) variam de a ≤ Ar (E) ≤ b.
P. Ex: O peso atômico do hidrogênio, na nova tabela, é expresso como [1,00784; 1,00811]. Isso significa que, em qualquer material normal, Ar (H) será maior ou igual a 1,00784 e menor ou igual a 1,00811). Isto é, esse intervalo de peso atômico abrange os valores de peso atômico passíveis de ocorrer para o hidrogênio em todos os materiais normais.
Considerando que em algumas situações, tais como na indústria, no comércio e no Ensino, pode-se necessitar de valores representativos para esses elementos que têm um intervalo de peso atômico, a IUPAC convencionou um peso atômico (padrão) para esses elementos. No caso do hidrogênio, seu peso atômico convencional é 1,008.