Filosofia, perguntado por Maicongk, 1 ano atrás

Explique o mito da caverna ? De que maneira ele pode ser contextualizado com os dias de hoje ?

Soluções para a tarefa

Respondido por mih775000000
3
Olá
   O mito da caverna, se refere aos prisioneiros das cavernas que vivem presos em correntes numa caverna, e que passam o tempo todo olhando para a parede do fundo que e iluminada pela luz de uma fogueira, são projetados sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações 
Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna.
Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. Aplicando essa teoria aos dias de hoje, significa que nós temos que ampliar a nossa visao do mundo áfora sair da nossa caverna, e nao julgar apenas atravez do que conhecemos a partir da cultura e sim pisar na realidade. Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
Perguntas interessantes