Explique o método peripatético da escola de Aristóteles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A filosofia peripatética vem do termo “perípato” que significa “ensinar andando”. Esta filosofia foi criada por Aristóteles (384-322 a.C), certamente ouvindo Platão falar sobre a maiêutica socrática, a forma como Sócrates ensinava os jovens atenienses à pensar. A partir daí Aristóteles “aperfeiçoou” o termo e passou a usar como método para ensinar sobre lógica, física, metafísica, enquanto caminhava pelos jardins, pelos campos, pelas praças da antiga Grécia. Portanto filosofia peripatética é um método de ensino, aonde o professor vai à frende, como um guia, levando o aluno a refletir sobre temas variados, como a morte, o pecado, a política, a ética, etc.
O fundador da Escola Peripatética foi Aristóteles e sua metodologia era percorrer as cidades-estados da Grécia para conhecer as coisas do mundo e experienciá-las.
Quem foi Aristóteles?
- Aristóteles foi um filósofo e pensador nascido na Grécia Antiga, tendo vivido até 322 a.C.
- O Estagirita, como era chamado, vivia como professor e pesquisava temas como: psicologia, biologia, filosofia, teatro e etc.
- Aristóteles era discípulo de Platão, mas discordava de seu mestre em relação à teoria do conhecimento e como as coisas podem ser conhecidas pelo homem.
- Aristóteles cunhou termos como: potência, ato, substância, causa final e foi um grande expoente para a filosofia helênica.
- O método peripatético de Aristóteles consistia em caminhar por toda a cidade de Atenas e refletir sobre o que era experienciado pelo filósofo. Por isso, Aristóteles refletia sobre as plantas, o Universo, a alma e o homem.
Saiba mais sobre Aristóteles em: https://brainly.com.br/tarefa/26117800