Explique o método criado por Sócrates para sair da opinião é chegar á verdade
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O diálogo, em Sócrates, é responsável pelo embate de opiniões pessoais. O objetivo do diálogo é despertar no outro (interlocutor) a consciência de que ele não sabe o que dizia saber. Uma vez liberto dessa ilusão, Sócrates o incentiva a ir além, procurando um conhecimento verdadeiro e mais fundamentado. Socrates utilizava-se ironia e da maiêutica, princípios fundamentais em todo o pensamento socrático, que estimulava seus interlocutores a exporem e defenderem suas opiniões para então tirar toda ilusão de saber e extrair o conhecimento verdadeiro.
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Socrates era filho de parteira e dizia que assim como sua mae fazia partos de criancas , ele fazia parto de ideias.
Para socrates, todo conhecimento era latente na mente humana e precisava ser estimulado atraves de perguntas
A maieutica, tecnica associada a ideia de `parir o conhecimento`, constitui-se de perguntas apos perguntas ate que o perguntador encontre a conclusao.
Orientando o pensamento e respondendo as indagacoes, o conhecimento era aflorado.
A segunda etapa era a maieutica em si, questionando as ideias primarias e criando novas ideias sobre o assunto.
Para socrates, todo conhecimento era latente na mente humana e precisava ser estimulado atraves de perguntas
A maieutica, tecnica associada a ideia de `parir o conhecimento`, constitui-se de perguntas apos perguntas ate que o perguntador encontre a conclusao.
Orientando o pensamento e respondendo as indagacoes, o conhecimento era aflorado.
o metodo socratico tinha duas etapas.
A segunda etapa era a maieutica em si, questionando as ideias primarias e criando novas ideias sobre o assunto.
´so sei que nada sei´, frase classica de Socrates, significa para ele que devemos reconhecer nossa ignorancia , pois so assim desejaremos aprender.
Pode-se afirmar que existe a contraposição de dois tipos de conhecimento: o conhecimento através da certeza e o conhecimento através da crença justificada. Sócrates se considera ignorante porque não tem certezas, afirmando também que o conhecimento absoluto ou com certeza, só existia nos deuses.
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