explique o funcionamento do airbag e do que ele é composto
Soluções para a tarefa
Resposta:
Este dispositivo é constituído de pastilhas contendo azida de sódio e outros aditivos, que são acionados por uma corrente elétrica pelo computador de bordo, dentro de um balão de ar muito resistente, que constitui o próprio corpo do Airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim o impacto em sua superfície e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos, principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar asfixia, o Airbag vai perdendo gradativamente a sua pressão, após o acionamento. Quimicamente, a azida de sódio se decompõe rapidamente, quando aquecida a trezentos graus centesimais, produzindo nitrogênio gasoso e sódio metálico. Como a presença de sódio metálico é totalmente indesejável, adiciona-se nitrato de potássio e sílica, para produzir um silicato alcalino vítreo, totalmente inerte. A rápida produção de nitrogênio é a responsável pelo imediato enchimento do balão. Vale lembrar que o nitrogênio é um gás bastante inerte, responsável por cerca de oitenta por cento da composição do ar atmosférico.
✅ O airbag é um equipamento de segurança que começou a ser utilizado nos veículos a partir de 1987. Este equipamento visa aumentar a segurança do motorista e passageiros, impedindo que os mesmos se mantenham na mesma inércia de movimento, milésimos de segundos após a ocorrência do incidente - que pode ser uma freada brusca e/ou choques frontais com velocidades superiores a 30Km/h.
Geralmente, os airbags são instalados no centro do volante de direção, bem como no painel frontal do veículo, à frente do passageiro que vai ao lado do motorista e tem como principal função impossibilitar que tanto o condutor quanto o passageiro, bata a cabeça sobre o volante ou no para brisa frontal do veículo.
Para que o airbag funcione perfeitamente é necessário:
- Sensores eletrônicos de impacto localizados nos para choques frontais;
- Unidade eletrônica de comando (UCE);
- Gerador de gás, contendo o ingnitor e as substância que participarão de uma série de reações químicas - azoteto de sódio (NaN3), nitrato de potássio (KNO3) e dióxido de silício (SiO2);
- Bolsa de ar com capacidade aproximada para 70 L de ar;
Acionamento do airbag:
Por ocasião de uma freada brusca ou colisão frontal, os sensores de impacto enviam sinais digitais para a UCE. Após o recebimento dos sinais, a UCE envia um pulso elétrico para o ingnitor, produzindo com isso a formação de faísca elétrica dentro do gerador de gás. Nesse exato momento é desencadeada uma série de reações químicas, iniciando-se a produção de sódio metálico e nitrogênio molecular - gás que encherá totalmente a bolsa do airbag.
Uma vez o sódio metálico sendo bastante reativo, o mesmo deve ser neutralizado. Nesse exato momento o sódio reage com o nitrato de potássio, da seguinte forma:
Observe que neste ponto da reação é produzido ainda mais nitrogênio. Porém, os óxidos produzidos poderão comprometer a vida dos passageiros. Por este motivo os óxidos reagem com o dióxido de silício produzindo silicato alcalino, ou seja:
Saiba mais:
- https://brainly.com.br/tarefa/45700817
- https://brainly.com.br/tarefa/18349740
- https://brainly.com.br/tarefa/50072145
- https://brainly.com.br/tarefa/5704403