Explique o fenômeno da chuva ácida e intervenção térmica.
Soluções para a tarefa
Chuva ácida
A queima de óleo diesel e carvão mineral libera outros produtos muito tóxicos: o dióxido de enxofre (SO2) e do dióxido de nitrogênio (NO2). Estes gases poluentes causam distúrbios respiratórios nos seres humanos, como a asma e a bronquite.
Quando estes poluentes reagem com a água, formam ácido (ácido sulfúrico e ácido nítrico, respectivamente) que chegam à superfície na forma de chuva ácida. A chuva ácida destrói monumentos, grades metálicas e automóveis. chuva ácida Além disso, a chuva ácida pode gerar a destruição de grandes áreas de vegetação e contaminar o solo e água.
Inversão térmica
Os gases da atmosfera encontram-se em constante movimento gerado principalmente pelas correntes de convecção. Isso faz com que as partículas em suspensão no ar mais próximo à superfície (mais quente) sejam carregadas e dissipadas nas camadas mais altas e frias da atmosfera.
Esse processo ajuda a diminuir a poluição no ar próximo ao solo. Porém, no inverno pode ocorrer de uma massa de ar quente se estabelecer sobre determinada região.
Assim, a atmosfera ficará com uma região mais fria próxima à superfície e outra em grandes altitudes e, no meio, uma camada de ar quente. Esta configuração da atmosfera dificulta as correntes de convecção e o ar mais próximo da superfície fica “preso” nesta região.
Dessa maneira, a poluição fica retida próximo à superfície, pois não consegue se dispersar nas camadas mais altas da atmosfera.