Geografia, perguntado por Solbenson3108, 8 meses atrás

Explique o fenômeno climático exposto e sua relação com os ventos alísios como também as principais consequências ambientais e econômicas que o fenômeno apresentado desencadeia nas regiões Nordeste e Sul do Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

No âmbito do sistema de circulação atmosférica global, um dos mais importantes movimentos realizados pelas massas de ar são os ventos alísios, que atuam na modificação climática cíclica de algumas regiões do planeta. Nesse sentido, a compreensão sobre como eles funcionam é importante no sentido de conhecermos um pouco mais sobre a dinâmica climática global.

Por definição, podemos dizer que os ventos alísios são deslocamentos de massas de ar quente e úmido que se realizam de forma concêntrica em direção às áreas de menor pressão atmosférica das zonas equatoriais do globo terrestre.

Para entender o movimento dos ventos alíseos, é preciso levar em consideração o fato de a pressão atmosférica ser menor em áreas onde a radiação solar incide de maneira mais intensa, isto é, onde as temperaturas são maiores. Isso ocorre porque o ar nessas áreas fica mais aquecido e emerge para as partes mais altas da atmosfera, provocando uma maior movimentação do fluxo de ar.

Outra informação importante, nesse ínterim, é a de que as áreas equatoriais recebem mais radiação solar ao longo do ano do que as demais áreas do globo terrestre, de modo que elas tendem a apresentar maiores temperaturas e, portanto, uma menor pressão atmosférica (exceto quando outros fatores climáticos interferem, a exemplo da altitude). Por isso, temos que os ventos alíseos movimentam-se do norte e do sul em direção às zonas próximas à Linha do Equador, caracterizando, dessa forma, uma das várias manifestações da circulação atmosférica do planeta.

Explicação:

Perguntas interessantes