Explique o fator gerador da vinda da família real portuguesa para o Brasil e qual a primeira medida de ordem político-econômica tomada por d. João VI, ao chegar à colônia.
Soluções para a tarefa
O principal motivo da vinda da família real portuguesa para o Brasil é o expansionismo napoleônico sobre a Europa. Além disso, a primeira medida político-econômica decretada por Dom João VI foi a Abertura dos Portos às Nações Amigas.
Vinda da Família Real e Abertura dos Portos
Contexto Histórico
Primeiramente é necessário se atentar ao fato que a corte portuguesa chegou no Brasil em 1808. Entretanto, para entender o que levou essa transferência é necessário voltar até 1789 e fazer uma linha do tempo:.
- 1789 - Revolução Francesa: queda do absolutismo francês e consequentemente fim do Antigo Regime na França, foi um período de muitas revoltas que culminou na instauração de uma República em 1792.
- 1799 - Golpe de 18 Brumário: Napoleão Bonaparte assume o poder da França através de um golpe e instaura uma ditadura e posteriormente um império extremamente expansionista.
- 1806 - Bloqueio Continental: Inglaterra por ser a maior potência econômica da Europa resistia fortemente à expansão francesa. Sendo assim, Napoleão Bonaparte decreta o Bloqueio Continental para tentar enfraquecer economicamente a Inglaterra.
- 1807 - Tratado de Fontainebleau: acordo entre França e Espanha para a invasão das tropas francesas no território luso.
- 1808 - Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.
Por que o Bloqueio Continental tem ligação com a Fuga da Família Real?
É extremamente importante se lembrar que Portugal e Inglaterra eram grandes parceiros econômicos. Essa parceria vem desde o Tratado de Panos e Vinhos instituído em 1703 entre as duas nações.
Desse modo, era extremamente difícil para Portugal em acatar o Bloqueio Continental porque estaria rompendo com seu maior e principal parceiro econômico.
Logo, ingleses e portugueses assinaram em uma conferência secreta um documento que transferia a sede do governo português para a colônia. Entretanto, em troca dessa ajuda na transferência o governo português deveria favorecer o comércio inglês no Brasil.
Depois disso, toda a corte portuguesa deixou Portugal e veio para a sua colônia na América.
Abertura dos Portos
Como parte do acordo com a Inglaterra, Dom João VI, logo que chegou aqui decretou a Abertura dos Portos e isso foi fundamental para o Brasil, pois:
- Acaba com o Pacto Colonial;
- Estimula a entrada de produtos europeus no Brasil.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que a Revolução Francesa está indiretamente com a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Ademais, Dom João VI foi protagonista de um decreto que estreitou os laços com a Inglaterra e elevou o Brasil como sede de um império, logo, não era mais uma mera colônia.
Aprofunde seu conhecimento:
Da chegada da família real até a independência: https://brainly.com.br/tarefa/18872818
Pioneirismo Português: https://brainly.com.br/tarefa/28971843