História, perguntado por julianaazevedoosxem9, 6 meses atrás

Explique o discurso de Mussolini associando-o ao contexto da Segunda Guerra Mundial.


mtuliomsilva: Reflete nacionalismo exacerbado, autoritarismo exacerbado, autoritarismo e valorização de militarismo e da força bélica, onde tudo é decidido pela força. Esse pensamento fascista foi a causa da Segunda Guerra Mundial.
empreendimentosgep: Último dia para a entrega dos pets e você ainda não terminou? Garanta já comigo!

Soluções para a tarefa

Respondido por izabelaregina289
682

Resposta:

Semana 1 a 4 pet avaliativo de história

Explicação:

*Gabarito História*

PET Avaliativo – 3º ano do Ensino Médio

1. Explique o discurso de Mussolini associando-o ao contexto da Segunda Guerra Mundial.

No contexto específico da Itália, vislumbra-se neste período a tentativa de uma afirmação italiana no jogo das nações, impulsionada pelo crescimento industrial. Revoltas e greves operárias estremecem a frágil monarquia italiana, que assiste a ascensão do movimento político liderado por Benito Mussolini.

No discurso temos um ponto bastante importante na construção do corpo fascista, visto que ressalta os elementos da construção de uma identidade cultural italiana. O sangue e o orgulho de raça que identifica e congrega todos os italianos como um povo único e distinto de todos os outros no mundo, unido por mentes em uma única ideologia (fascismo) e braços fortes para a reconstrução e crescimento da Itália. Teríamos, então, como imagem do corpo fascista e dos fascistas, um sistema totalitário, no qual o *Duce*, a ideologia e os italianos formam uma única massa racial revolucionária, jovem, trabalhadora, corajosa, portadora de todas as dores italianas e orgulhosa das suas capacidades na condução da Itália a grandeza mundial no jogo das nações.

2. De acordo com o texto, pode-se dizer que o Fascismo defendia os interesses da classe operária? Justifique.

O fascismo é o movimento da pequena-burguesia voltado para o grande capital, que utiliza esse movimento para suas finalidades contra as da classe operária. Qualquer que seja a máscara com que se disfarce, qualquer que seja a forma em que se apresente, qualquer que seja o caminho por que suba ao poder, o fascismo é a mais feroz ofensiva do capitai contra as massas trabalhadoras; é a reação feroz e a contrarrevolução; o fascismo é o pior inimigo da classe operária e de todos os trabalhadores.

3. Com base nas informações desse texto e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a opção que NÃO apresenta uma característica deste movimento:

ALTERNATIVA – B. Liberalismo.

4. A principal crítica ao neoliberalismo, como causador dessa crise, está relacionada com:

ALTERNATIVA – D. Redução da regulação estatal da economia.

5. Explique o que foi o Plano Salte e qual seu impacto na sociedade brasileira.

O Plano Salte foi a principal medida do governo Dutra para incentivar a economia nacional e reorganizar os gastos públicos, buscando resolver os problemas na saúde, alimentação, transporte e energia. Entretanto, o plano foi um fracasso. O impacto na sociedade brasileira foi o estabelecimento de estratégias de combate à inflação, coordenando os gastos públicos.

6. A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que:

ALTERNATIVA D - apesar de uma moeda equilibrada, o Brasil, durante o governo de FHC, teve aumento da dívida pública e pouco investimento em setores cruciais, daí se explica a crise do apagão em 2001 e 2002.


emillyzdamaryyz: obrigada
Descomprometido: (✷‿✷)
monickoliver: vlw amigo vc é um amigo
brunavitoriachagasca: MDS TE AMO
sofialaiapbdemc: perfeitaaaa
empreendimentosgep: Um gênio eu diria
alexandrapeil380: Te venero❤
ramosjoice695: obgda amg vc e um amg
Respondido por EduardoPLopes
53

Eis o restante da questão:

a) a valorização dos princípios democráticos e da fraternidade.  

b) o nacionalismo e a descrença no uso das armas.  

c) a forte hierarquia partidária e a valorização do aparato militar.

d) o igualitarismo e a desconfiança diante dos movimentos de massa

É correta a alternativa C, já que o discurso de Mussolini, líder da Itália Fascista entre 1922 e 1945, quando foi executado pelos próprios italianos, ressalta a ideia de que se faz a política por meio do Exército e que a hierarquia militar deve estar reproduzida na sociedade.

O Fascismo se caracterizou então como um modelo de governo totalitário, onde toda e qualquer crítica ou forma independente de pensamento era desestimulada, muitas vezes por meio da violência, e todo o Estado era organizado a partir de uma perspectiva centralista, com supressão tanto do livre mercado quanto das ideias socialistas.

Perguntas interessantes