História, perguntado por projota1255, 1 ano atrás

explique o desenvolvimento das cidades estados na Mesopotâmia​

Soluções para a tarefa

Respondido por llarissasantos
2

Resposta:

Os gregos não se consideravam parte integrante de uma nação, mas membros de uma cidade-estado. Essas cidades nasceram do desejo de proteção dos camponeses. Eles, para se protegerem dos ataques dos inimigos, passaram a construir uma fortaleza numa colina central do vale. Quando o inimigo atacava, buscavam refúgio com os animais dentro das muralhas de madeira da fortaleza. Com o tempo as populações foram abandonando as aldeias e instalando-se perto das muralhas. Por volta de 600 a.C., quase toda a população da região morava em cidades construídas em volta dessas fortalezas, onde passaram a erguer uma segunda muralha. Surgiu assim a pólis, a cidade-estado grega. Cada uma tinha suas leis, seu governo, sua própria moeda. Às vezes, numa pequena superfície, havia muitas cidades-estados: três numa minúscula ilha ou cinco numa estreita planície. Sabe-se da existência de aproximadamente 1500 cidades.

Esparta :-

Foi fundada pelos Dórios no século IX a.C., na fertilíssima planície da Lacônia, às margens do Rio Eurotas, na Península do Peloponeso. A sociedade espartana era extremamente conservadora e o Estado não permitia reformas sociais que viessem a abalar o status da classe dominante

Atenas:

_Ao contrário de Esparta, era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade. Atenas, engradecida pelo importante papel que assumira na guerra contra os persas, organizou uma liga de cidades (Liga de Delos) para manter uma força naval permanente, a fim de garantir os gregos contra o novo ataque persa. Na verdade os atenienses manipulavam a liga em favor de seus próprios interesses econômicos. Uma disputa entre Atenas e Corinto, por questões de comércio marítimo, foi o pretexto para que Esparta, entrando em defesa de Corinto, iniciasse uma guerra contra Atenas. Em 431 a.C. Atenas e Esparta e seus respectivos aliados empreenderam uma longa luta - a Guerra do Peloponeso. No final, Esparta saiu vitoriosa e tornou-se senhora das cidades gregas (404 a.C)

Perguntas interessantes