História, perguntado por isabellemartin, 1 ano atrás

explique o corporativismo fascista

Soluções para a tarefa

Respondido por luciarosafernan
79
:  O corporativismo é um sistema político no qual o poder legislativo é atribuído a corporações que representam grupos económicos, industriais ou profissionais. É um sistema não-democrático, pois não é o povo, ou os seus representantes, quem detêm o poder. Assim sendo, propô-se a eliminar a luta de classes mediante um modelo de colaboração entre elas. Num suposto equilíbrio, os interesses conflitantes entre capital e trabalho seriam atenuados e direcionados positivamente pelo Estado - aqui visto como uma entidade neutra. O regime que vigorou em Portugal até à revolução de 25 de Abril de 1974 mostrava fortes aspectos corporativistas. Também no Brasil, entre os anos de 1937-45, o chamado Estado Novo, sob a liderança do presidente Getúlio Vargas apelava para um modelo corporativo de Estado, sendo sua legislação trabalhista claramente inspirada na "Carta del Lavoro" de Mussolini. A palavra "corporativismo" provém da palavra latina corpus, corpo.
Respondido por makmorales
30

O corporativismo fascista era uma forma de organização política ocorrida na Itália fascista de Benito Mussolini, onde o poder legislativo, o que faz as leis, era constituído por organizações (corporações) que defendiam os interesses de diversas classes da população, desde industriais até trabalhadores.

A grande tentativa do corporativismo fascista foi acabar com a ideia da luta de classes, de ricos contra pobres, de empregadores e trabalhadores, de grupo A contra grupo B, etc.

A ideia por detrás do corporativismo italiano era criar uma sociedade coesa e sem disputas entre suas classes sociais e um cenário colaborativo entre elas.

Confira mais sobre o Fascismo Italiano:

https://brainly.com.br/tarefa/2771420

Anexos:
Perguntas interessantes