História, perguntado por wlukacs, 1 ano atrás

Explique o coronelismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
795
O Coronelismo foi um período no início da república do Brasil onde os coronéis (ricos fazendeiros e chefes políticos de uma região) exerciam as suas influencias de forma autoritária sobre a população, onde os mesmos obrigavam a população a população a realizar os seus interesses, como determinar em quem os eleitores deveriam votar. Com isso surgiram os movimentos como o voto do cabresto, fraudes eleitorais e etc.
Respondido por priscilasm2
182

Coronelismo refere-se ao sistema que revigorou no início do período republicano no Brasil, entre o final do século XIX e começo do XX. Neste processo, a política estava a cargo dos coronéis, que eram ricos fazendeiros do país.

Principais características do coronelismo  eram:

- Voto de Cabresto: eleições manipuladas, através da compra de votos feita pelos coronéis ou troca de votos por bens matérias. O sistema de votação era aberto, onde capangas vigiavam o local de votação para intimidar eleitores.

- Fraude eleitoral: através da alteração de votos e falsificação de documentos

- Política do café-com-leite: no começo do século XX, havia uma acordo de alternância de poder entre São Paulo (grande produtor de café) e Minas Gerais (grande produtor de leite).

Bons estudos!

Perguntas interessantes