explique o contexto que fomentou a deflagração da segunda guerra mundial, em 1939.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante 1938, a Alemanha nazista anexou a Áustria e parte da antiga Tchecoslováquia. Esse desejo por aumentar seu território era pautado na Teoria do Espaço Vital, ideia que surgiu do sentimento alemão de revolta por ter perdido terras após a Primeira Guerra Mundial. A teoria ainda pregava que a raça ariana deveria ter um único território e expandi-lo ao máximo, formando “um guia, um império, um povo”, conforme dizia Hitler.
Foi a Teoria do Espaço Vital que levou Hitler a invadir a Polônia, em 1939, buscando recuperar o domínio sobre a cidade de Danzig. Existiram várias tentativas anteriores de reanexar o território, mas apenas em 1º de setembro de 1939 o objetivo foi atingido. Inaugurando a estratégia que ficaria conhecida como blitzkrieg (guerra-relâmpago), a Alemanha nazista lançou um feroz ataque aéreo e terrestre sobre a cidade polonesa.
Diante da insistência e sucesso de Hitler em reconquistar Danzig, Reino Unido e França declararam guerra ao país germânico no dia 3 de setembro de 1939. Esse foi o início da Segunda Guerra Mundial.
Resposta:
Explicação:
Sabendo disso , podemos, resumidamente, explicar o contexto da segunda guerra através de :
a) Os nacionalismos nazifascistas e as intenções coloniais destes em face dos interesses econômicos ingleses e franceses.
Falso. Ambos, nazistas/fascistas e democracias liberais, da França e Inglaterra, lutavam pela hegemonia imperialista.
b) A ação soviética no combate ai nazismo procurou a Alemanha que iniciou o conflito.
Falso. Nazistas e comunistas uniram-se num pacto de não agressão que colocava a polônia em risco.
c) O tratado de ribbentropp-molotov e a aliança entre germânicos e soviéticos assustara, as potencias aliadas que iniciaram a guerra.
Falso. O pacto era secreto e não gerou um problema antes do início do conflito, não sendo, portanto, seu motivador imediato.
d) O expansividade territorial nazista que desejava ocupar os territórios ocupados por populações de origem germânica, bem como o desejo de Hitler de eliminar os judeus da Europa e acessar as reservas de carvão e petróleo no cáucaso que dariam uma considerável vantagem estratégica a Alemanha juntamente com os ressentimentos revanchistas alemães pela condições impostas no tratado de Versalhes e o desejo de anexar os velhos territórios perdidos e construir um novo Reich.
Correto. É fato que Hitler estava no poder da Alemanha principalmente por motivações de cunho revanchista, objetivando a volta do crescimento alemão e a retomada do poder militar, rejeitando as cláusulas humilhantes do tratado de Versalhes.
e) Do bombardeio japonês de Pearl Habor, a invasão alemã a Stalingrado o desembarque aliado na Normandia e as derrotas Italianas na Africa.
Falso. O bombardeio de Pearl Habor colocou os EUA na guerra, a invasão de Stalingrado resultou numa grande derrota alemã, o desembarque na Normandia expulsou os alemães da França, a derrota italiana na África reduziu o poder fascista. Tudo isso, no entanto, não é o contexto para a segunda guerra.