Explique o contexto em que Getúlio Vargas cometeu suicídio.
Soluções para a tarefa
Getúlio foi um ditador e fascista brasileiro. Usava o povo como ferramenta de poder. Era chamado o "pai dos pobres": dos pobres de espírito.
Para ele, em troca dos benefícios básicos oferecidos pelo manipulador, o povo deveria se dedicar inteiramente a Deus - Pátria e Família, sendo que:
Deus era Getúlio.
Pátria, idem.
Família, idem.
Foi Getúlio quem mandou incinerar os livros de Educação para impedir que professores ou outros intelectuais tivessem acesso ao saber. A partir daí, o professorado perdeu a força e o respeito e tornou-se esse quadro de ensino negativo, aparentemente irreversível.
Provou do seu próprio mal e, assim, não aguentando a pressão política dos maiorais, suicidou-se.
Olá boa noite!
Getúlio Vargas cometeu suicídio!
↔ Bom alguns militares de seu partido diziam que era culpa da oposição que o pressionavam muito com relação a ameaças a sua família e isolamento político. Mas não podemos deixar de ressaltar que Jucelino Kubitscheck ganhou as eleições de forma suspeita nas urnas onde Vargas perdeu a sua reeleição. Com isso muito pressionado e com a oposição e ameaças! Vargas deu um tiro em seu peito dentro de sua casa. Mas antes de cometer o suicidio Vargas deixou a todos uma carta emotiva dizendo assim:
✴"Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história"✴
Com a sua morte a população saiu nas ruas fazendo manifestações onde ocorreu quebra - quebra, e algumas pessoas também morreram.
Bons estudos! ❤