Sociologia, perguntado por oBizel, 5 meses atrás

Explique o conceito de sociedade civil elaborada por marx

Soluções para a tarefa

Respondido por Gihdeboas
0

Resposta:

A presente monografia tem como objetivo fazer um breve mapeamento da construção do pensamento de Karl Marx numa articulação que envolve o Estado, sociedade civil e a Revolução. Nessa perspectiva, construímos uma análise sobre o pensamento de Marx tomando como princípio os anos de 1843-1848, que demarcam decisivamente a formação pensamento marxiano, bem como as suas principais ressonâncias teóricas Hegel e Feuerbach. Hegel forneceu a Karl Marx as contribuições teóricas, para uma pesquisa, sobre o Estado, e, concomitantemente, a dicotomia entre o ser social e Estado moderno. Feuerbach fornecerá através de seu conceito abstração, “fio condutor” do jovem Marx que, a ao se apropriar da teoria, posteriormente, formulará seu próprio objeto de estudo. Dessa forma, nos embasamos nas obras: “O jovem Marx 1843-1844”, Celso Frederico (2009), “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel” (2005), A questão Judaica (2005) “‘Introdução’ da Crítica da filosofia do Direito de Hegel” (2008) e o artigo “Glosas Críticas Marginais” (2011), Os manuscritos de Paris (2004), Ideologia Alemã (2007), O Manifesto do Partido Comunista, O lugar do Manifesto na evolução da teoria política marxista, Marx Engels e a utopia, O Manifesto e a revolução em 1848, O manifesto comunista e o pensamento histórico. Em suma, esboçamos alguns dos conceitos fundamentais para compreendermos o pensamento de Marx, e consequentemente, a linha indissociáveis: Estado, Sociedade civil e dissolução estatal.

Resultado do Google

Respondido por carinecarvalho00
3

Resposta:

Apesar de Marx não ter elaborado em todas as consequências uma teoria geral do Estado, sua postura crítica em relação ao jogo formal do poder político, sob a condução de classe da burguesia, bem como sua concepção histórica acerca das categorias sociais, certamente autorizam sustentar que o Estado não se constitui uma esfera social eterna, nem necessária.

Explicação:

Estas indicações seguramente não esgotam as determinações quanto à questão do Estado e de seu papel na totalidade social. Contudo, ganham especial relevo no debate com as concepções ingênuas do Estado, que costumam retomar, conscientemente ou não, os argumentos liberais, idealistas, ou funcional-positivistas, sobre a universalidade e imparcialidade do Estado em relação aos interesses da sociedade civil burguesa.

espero ter ajudado:)


oBizel: Muito obrigado, salvou minha prova :D
carinecarvalho00: por nada, se puderes marcar minha resposta como aa melhor ficarei grata:)~
oBizel: prontecos :D
oBizel: deixa eu te pedir mais uma coisa, tem como dar uma olhada no meu perfil e ver se você sabe alguma das respostas? ficaria MUUUITO agradecido :D
Perguntas interessantes