explique o conceito de conflito norte sul
Soluções para a tarefa
Resposta:
A divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados de países do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária.
A outra divisão é a divisão do espaço mundial por critérios socias ou politico ecônomico: o norte (paises ricos e industrializados) e o sul (paises pobres e subdesenvolvidos).
Explicação:
Espero ter ajudado!
Resposta:
A Divisão Internacional do Trabalho, ou da Produção, surgiu no final do século XV com a expansão do capitalismo europeu para os outros continentes. As colônias forneciam matérias-primas para as metrópoles, que as manufaturavam e transformavam em produtos industrializados, repassados às colônias. Modernamente, denomina-se Divisão Internacional do Trabalho, a distinção existente entre as nações do globo quanto à organização político-econômica e social, na qual se considera, também, o nível de desenvolvimento socioeconômico da sociedade.
Quanto à forma de organização da sociedade e da economia, ou seja, quanto ao sistema socioeconômico, podemos identificar o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista caracteriza-se pela divisão da sociedade em classes, determinadas pela relação com os meios de produção (as terras, os bancos, as indústrias, o capital). Aqueles que detêm o capital, ou os meios para produzi-lo, constituem a burguesia. A grande parcela da população, destituída dos meios de produção e que tem de vender sua força de trabalho para sobreviver, numa sociedade capitalizada, é o proletariado. É importante compreender a expressão “vender a força de trabalho”, pois, na organização capitalista de produção, o trabalho é remunerado segundo as leis de mercado, baseadas na relação existente entre a oferta e a procura. O trabalho é, portanto, uma mercadoria. Além das classes sociais e da economia de mercado, no capitalismo encontraremos o predomínio da propriedade privada ou particular dos meios de produção. A produção, por sua vez, tem como objetivo a reprodução do capital, ou seja, o lucro. O sistema socialista difere da organização capitalista sobre vários aspectos. Primeiro, a sociedade socialista não está dividida em classes. Os meios de produção permanecem sob a orientação do Estado. Predomina-se a propriedade estatal dos meios de produção. O Estado, além de gerenciar os meios de produção, orienta a produção em função das necessidades da sociedade. A economia é planificada e o conceito de lucro é suprimido.
Explicação:
Espero ter ajudado na maior intenção preciso de ajuda também