Biologia, perguntado por Eloisarita, 1 ano atrás

Explique o conceito biológico de espécie,de exemplos de sua aplicação e cite suas limitações :

Soluções para a tarefa

Respondido por christianmenegon
32
A mais aceita: Organismos de uma mesma espécie são aqueles encontrados em uma mesma população, que se cruzam ou possuem potencial para cruzar e produzem descendentes férteis em condições naturais.

Exemplos: O homem e a mulher, cachorro e cadela, gato e gata.

Porém alguns organismos, tais como as bactérias, reproduzem-se através da reprodução assexuada e, por isso, não se enquadram nesse conceito, uma vez que não possuem isolamento reprodutivo. Além das bactérias, podemos citar alguns moluscos, artrópodes, peixes, répteis e plantas que se reproduzem dessa maneira e não se enquadram nessa definição.

E o que dizer dos fósseis? Como podemos defini-los como uma espécie se não podemos observar sua reprodução? Sendo assim, a Paleontologia normalmente utiliza diferenças morfológicas para definir espécies, uma vez que essas características são as mais facilmente observadas em organismos fossilizados.

Outro problema do conceito proposto por Mayr diz respeito à formação de híbridos. Jumentos e éguas, por exemplo, são seres bastante distintos, porém podem reproduzir-se, dando origem à mula, que é um organismo estéril. Algumas espécies de carvalho também hibridizam com facilidade, assim como algumas espécies de corvo.




Perguntas interessantes