Explique o ciclo reprodutivo das briófitas e pteridófitas?
Soluções para a tarefa
OIEEE
-briófitas
A reprodução das Briófitas é completamente dependente da água, pois elas possuem gametas masculinos flagelados, os anterozóides (n), que nadam até os gametas femininos, as oosferas (n), para que ocorra a fecundação.
Após a fecundação, o embrião dá origem ao esporófito (2n). Este esporófito possui uma haste, que possui uma cápsula chamada de caliptra, e dentro desta cápsula ocorrem meioses para formação de esporos (n). Quando estes esporos são liberados, germinam e formam os gametófitos (n), que podem ser masculinos ou femininos.
Nas Briófitas, a fase dominante é a gametofítica, permanecendo viva após a produção dos gametas. A porção esporofítica não realiza fotossíntese, sendo nutrida pelo gametófito, e morre logo após a produção dos esporos.
-pteridófitas
também dependem da água para a reprodução, pois também possuem o anterozóide (n) flagelado que nada até a oosfera (n) para que ocorra a fecundação e a formação do zigoto (2n). O zigoto cresce e forma o esporófito (2n). Nas samambaias, a época reprodutiva é indicada pela presença de soros, com esporângios que formarão os esporos.
Os esporos (n) são formados a partir de divisões meióticas, e, quando germinam, formam gametófitos (n), que são chamados de protalo. É no protalo que são formados os gametas masculinos e femininos.
Nas Pteridófitas, a fase dominante é a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica