História, perguntado por carlanathalia1000, 6 meses atrás

Explique o cenário político medieval.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ricky2001
2

Politicamente, a influência da cultura germânica foi muito presente, a começar pela forma como essa população organizava-se. Tratava-se de reinos, liderados por um rei que, geralmente, era o chefe militar.

Essa estrutura de poder era típica dos povos germânicos, e o historiador Jacques Le Goff afirma que ela era detestada pelos romanos. Le Goff também sugere que as leis que surgiram na Europa após o fim do Império Romano eram baseadas em códigos da tradição germânica|4|.

Na Alta Idade Média, estabeleceu-se uma aliança entre o poder secular e o poder eclesiástico. A Igreja Católica consolidou-se como instituição religiosa, e, aos poucos, seu poder econômico permitiu-lhe interferir no poder secular. Assim, muitos dos reinos germânicos que surgiram — o caso mais simbólico é o dos francos — procuraram respaldo e legitimidade para seu poder na Igreja Católica.

Por fim, vale destacar que, na Alta Idade Média, estabeleceu-se uma relação de poder que foi uma das grandes marcas da Idade Média: a vassalagem. Isso aconteceu porque, na Alta Idade Média, o rei era uma figura frágil e que só garantia sua posição de poder com o apoio de outros nobres/chefes militares.

Para isso surgiu essa relação de fidelidade entre rei e nobre, na qual o rei (suserano) demandava a fidelidade de seu nobre (vassalo). Em troca, o suserano fornecia uma terra e os direitos e privilégios de exploração a seu vassalo, que, por sua vez, devia auxiliá-lo na governança e fornecer suas tropas quando necessário.

Perguntas interessantes