História, perguntado por mariaclarada081, 6 meses atrás

Explique o arpartheid sob o olhar de um branco da época


joao9093334: olha ajudo vc
joao9093334: mais vc se importa se minha resposta for meio grande

Soluções para a tarefa

Respondido por joao9093334
1

Resposta:

Apartheid

O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul durante grande parte do século XX.  

Nelson Mandela foi membro do Congresso Nacional Africano, órgão de resistência ao Apartheid *  

Entre as muitas políticas peculiares e trágicas que nasceram no século XX e permaneceram instituídas por muitas décadas, está o regime do apartheid, que vigorou na África do Sul de 1910 a 1989. “Apartheid” é uma palavra do idioma africânder (formado na região centro-sul da África a partir da mistura de dialetos locais com a língua holandesa) que significa “separação” e indica também algo como “vidas separadas”. Em síntese, o apartheid foi um regime de segregação racial que tinha por objetivo apartar da mesma convivência e estabelecer direitos diferentes e desiguais entre negros e brancos no território que hoje conhecemos como África no Sul.  

A política do apartheid está relacionada com o momento histórico da virada do século XIX para o século XX. Nesse período, os continentes africano e asiático passaram por intensos processos de transformação decorrentes da expansão nacionalista e imperialista das nações europeias. Em meio a esse processo, o sul africano recebeu a colonização dos calvinistas holandeses, que lá descobriram minérios e pedras preciosas.  

Todavia, o império britânico também se interessou pelas riquezas do sul africano e acabou entrando em conflito com os holandeses em duas ocasiões, que ficaram conhecidas como “Guerra dos Bôeres”. “Bôer” era o termo utilizado para qualificar os descendentes dos holandeses nascidos no sul da África. Como resultado político positivo de sua luta com os britânicos, os bôeres conseguiram fundar um Estado próprio, porém vinculado ao domínio inglês, que ficou conhecido como União Sul-Africana.  

O primeiro chefe político da União Sul-Africana foi Louis Botha, que foi o primeiro também a instituir a política de segregação racial e subjugação dos negros. O governo de Botha teve início em 1910. Em 1913, foi aprovado o chamado Ato da Terra, uma medida que definia a posse de terras da União Sul-Africana e destinou 87% das terras para os brancos, sendo o restante dividido entre as inúmeras tribos negras que lá habitavam. A política dos líderes bôeres já tinha, portanto, um viés explicitamente racista e segregacionista. Porém, o regime do apartheid só se tornou uma efetiva política de Estado a partir dos anos 1950, quando chegou ao poder da União Sul-Africana o chamado Partido Nacional Africano (PNA).

Explicação: olha se ficou muito grande eu resumo pra vc


joao9093334: manda o seu
mariaclarada081: poxa
mariaclarada081: blz perai
joao9093334: mariaclarada081
joao9093334: seu email e esse ai
joao9093334: mariaclarada081
joao9093334: @gmail
joao9093334: . com
joao9093334: e esse
mariaclarada081: sim
Perguntas interessantes