Biologia, perguntado por rubimpaulo8302, 11 meses atrás

explique o aparecimento de uma população de bactérias resistentes a um antibióticopreciso de ajuda nessa, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por Jeaan18
0
olá!
é assim: a pessoa adquire uma certa doença bacteriana (vamos usar o exemplo da infecção de garganta).
o indivíduo está infectado por uma colonização de bactéria X e vai ao medico para tratar. O medico, certamente, vai indicar um antibiótico. Digamos que ele passou uma medicação para tomar durante 5 dias. A pessoa volta pra casa e inicia o tratamento com o atb prescrito. Toma a medição no primeiro dia, toma no segundo (aí ja apresenta melhoras), toma o terceiro dia e decide parar com a medicação porque ja acha que está curada.
O grande problema é que a "melhora" que a paciente apresenta é devido à morte de uma parte da população de bactérias, causadoras da infecção. Como o tratamento foi interrompido, o restante da população só entrou em contato com a medicação e não morreram ainda. Ou seja, a paciente ainda está infectada, porém nao apresentando sintomas.
Dessa maneira, o restante da população só foi exposto à medicação e criaram certa resistência. Logo, se a paciente for infectada novamente pela mesma bactéria, o atb utilizado certamente não fará efeito, tendo que ser utilizado um outro mais potente.
Desse modo "criam-se" as bactérias resistentes à antibióticos e a cada ciclo elas ficam mais resistentes.

acho que era isso! Veja se entendeu. Caso contrário, não hesite em questionar.
bons estudos!
Perguntas interessantes