Contabilidade, perguntado por kellinatasha, 9 meses atrás

explique " novo contador"

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusdantas68
2

Explicação:

seu depoimento para o livro do CRCSP, lançado em comemoração aos 70 anos da entidade, o senhor disse "que a profissão está enfrentando forte pressão em relação ao mercado e que empresas de software estão ocupando cada vez mais espaços dentro da atividade contábil. Isso por conta dos marcos reguladores cada vez mais padronizados e que permitem um avanço extraordinário da informatização". Isso é ruim?

Não, obviamente não é ruim. O avanço tecnológico aumentou a capacidade do profissional da contabilidade de interpretar dados de forma eficaz. O software é tão indispensável como um bisturi para o cirurgião. No entanto, ele deve ser considerado uma ferramenta de trabalho.

Nesses tempos modernos, o que os advogados têm feito de diferente dos profissionais da contabilidade em termos de posicionamento no mercado e valorização profissional?

Os advogados tomam frente e alargam sua presença no planejamento tributário, societário e empresarial. A judicialização dos processos administrativos e as frequentes caracterizações do Fisco quanto à chamada "simulação de ato jurídico" tem contribuído para essa migração do trabalho do profissional contábil para a área jurídica.

Como os profissionais deveriam agir diante desse cenário?

A questão é: o que fica para a classe contábil? Cuidar das obrigações acessórias e cobrar por documento processado. Não me parece que isso justifica a especialidade. Creio que precisamos abrir uma discussão profunda sobre o futuro dessa formidável profissão. A democracia existe graças à transparência oferecida pela Contabilidade. Entendo que temos um espaço novo e extraordinário na formulação de estratégias empresariais, políticas públicas, projetos de instalação de corporações, apoio ao desenvolvimento de empreendedores e que podemos nos posicionar como "centros de conhecimento empresarial".

O que é um centro de conhecimento empresarial?

O centro de conhecimento empresarial ou centro de inteligência contábil é o escritório contábil, que tem por propósito prestar serviços com alto valor agregado. Esses serviços são fundamentais para o empresário na gestão inteligente do seu negócio. É o contador que oferece suporte em questões tributárias, fiscais, judiciais; em renegociação de dívidas com credores; no planejamento tributário; na governança corporativa; no desenvolvimento de plano de negócios e no planejamento e posicionamento estratégico.

Em suas apresentações, o senhor já falou sobre uma pesquisa do Sescon-SP, que demonstra que os escritórios contábeis cobram, em sua maioria, por serviços de contabilidade 'mecânicos'. Explique melhor.

Exatamente. Esses serviços são realizados por empresas de tecnologia e sistemas. Isso significa que estamos perdendo mercado e lucratividade, já que o que nos resta são os trabalhos que realizamos para o governo e não somos remunerados por isso. Como eu disse, estamos passando para profissionais de outras áreas os serviços que realmente nos agregam valor.

Como deve ser o novo contador?

O novo contador é um profissional graduado e habilitado para atuar diretamente na gestão do negócio e na tomada de decisões. O profissional da área contábil deve possuir competências que permitam o pensamento estratégico fazendo ainda parte do seu perfil, a expertise em tecnologia. Os sistemas de informações estão cada vez mais complexos. É preciso também ter habilidades em liderança e comunicação, além do sólido conhecimento técnico já esperado.

Que mudanças o profissional contábil deve realizar na sua rotina e da sua equipe para se firmar no mercado como fundamental para o negócio das organizações?

O profissional contábil hoje já é fundamental e necessário para as organizações. O que se espera é que, além da elaboração das demonstrações financeiras, ele possa ter papel relevante no planejamento e estruturação das principais atividades empresariais trazendo solidez e confiabilidade para o negócio.

Em que ele deve investir?

Ele deve investir fundamentalmente no desenvolvimento da sua carreira, buscando aprimorar seus conhecimentos através de treinamentos e buscar bons programas de pós-graduação.

O senhor, como fundador de uma instituição de ensino, convive diariamente com essa nova geração que parece já 'nascer sabendo', quando se trata de tecnologia. Como é essa relação?

Essa geração, sem dúvida nenhuma, com o avanço da tecnologia, tem acesso a muitas informações, porém nem sempre informação se transforma em conhecimento. Na nossa instituição, a relação se desenvolve de forma harmoniosa, pois temos à disposição uma metodologia de ensino atualizada, com uma infraestrutura preparada para explorar, por meio da prática, todo o potencial que essa geração tem para oferecer.

.

Respondido por emanuelebrunharo
2

Resposta:

Letra C - A intenção é a de diferenciar o contador tradicional, que se limitava ao trabalho contábil, do atual, que se envolve em todas as áreas.

Explicação:

Perguntas interessantes