Química, perguntado por falberdrodrigues60, 4 meses atrás

Explique no mínimo 5 situações cotidianas da aplicabilidade de Ciência:

Soluções para a tarefa

Respondido por ribeiroanderson28977
1

Resposta:

1-Por que uns bolos crescem e outros não?

Não é preciso ser um "expert" na cozinha para saber que é o fermento o responsável pelo crescimento dos bolos. O difícil é conseguir entender aquele bolo embatumado ou aquele outro que transbordou da forma. A química, no entanto, ajuda você a não errar mais. Um dos principais fenômenos envolvidos no crescimento dos bolos é a produção do gás dióxido de carbono a partir do fermento químico em pó. Mas, para alcançar o desempenho esperado, é importante não adicionar o fermento no início do preparo, ficar atento à data de validade e saber qual a quantidade exata a ser usado, não colocar a mistura do bolo em forno frio, entre outras medidas.

2-Detergente ou sabão: qual o melhor produto para lavar a louça?

A química é uma excelente aliada de quem encara uma pia cheia de panelas, pratos, copos e talhares sujos e engordurados. A diferença entre o detergente e o sabão se resume basicamente à estrutura molecular. Enquanto o sabão é composto por sebos vegetais, o detergente se constitui a partir de derivados petroquímicos. Os dois são usados para desengordurar a louça porque fazem o meio de campo entre as moléculas de água, polares.

3-Como gelar uma latinha de bebida em 2 minutos?

Não é preciso mágica. Basta recorrer a três ingredientes comuns em qualquer cozinha: água, gelo e sal. A adição do sal diminui a temperatura de fusão do gelo (temperatura em que o gelo derrete), que passa a derreter bem mais rápido e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também). Perdendo energia, que é o mesmo que calor, a temperatura da lata diminui.

4-Como identificar se a gasolina está adulterada?

Um simples experimento em casa pode responder se o combustível que você abastece o carro é ou não confiável. Basta um medidor de vidro e água, além, é claro, da gasolina comprada no posto a ser testado. No Brasil, conforme resolução, é permitido até 27% de álcool misturado à gasolina que compramos. Como o álcool tem uma afinidade de ligação química maior com a água do que com a gasolina, ao adicionar a água ao combustível, é possível separar o álcool, e a gasolina pura fica em cima da mistura. Aí, é só fazer uma conta simples e calcular a porcentagem para saber se você está ou não sendo enganado.

5-Qual é o jeito certo de misturar o café?

Você, provavelmente, misturou errado o açúcar no café a vida inteira. Há maneira mais eficiente para fazer isso, segundo a matemática. Nos tradicionais movimentos circulares, o açúcar se acumula nas beiradas da xícara, onde o líquido se movimenta mais devagar. Portanto, opte pelo movimento desordenado com a colher para que as partículas de açúcar se afastem rapidamente umas das outras e se mesclem com o líquido

Perguntas interessantes