Explique fisicamente, com base nas Leis de Newton, por que o uso de cinto de segurança é obrigatório. No entanto, o mesmo cinto de segurança que salva vidas pode machucar o usuário durante uma freada brusca. Explique esse fenômeno à luz das Leis de Newton.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A obrigatoriedade do uso de cinto de segurança se deve ao princípio da Inércia, descrito pela primeira lei de Newton. O ferimento por ele causado em casos de freada brusca decorre, por sua vez, do princípio da ação e reação, que constitui a terceira lei de Newton.
Explicação:
O princípio da Inércia enuncia que corpos em repouso tendem a permanecer em repouso e que corpos em movimento tendem a permanecer em movimento, caso não seja aplicada nenhuma força a favor ou contrária a eles [os corpos]. No contexto da questão, importa-nos o segundo caso. Isso, pois, numa freada brusca, o indivíduo, que se movimentava juntamente com o carro, tem seu movimento continuado.
O cinto de segurança possui, nesse sentido, a função de atuar como um obstáculo a esse movimento. O indivíduo ao se encontrar com ele, exerce uma força sobre o cinto (ação), que, por sua vez, exerce outra força de mesma intensidade e sentido contrário à ela (reação), de modo a produzir sua frenagem.
Resposta:
Terceira Lei de Newton
Explicação:
Terceira Lei de Newton: Essa lei afirma que a força é o resultado da interação entre dois ou mais corpos, ou seja, um corpo isolado não produz força.