Explique,exemplificando com a palavra "bastante",como se podem distinguir os advérbios de intensidade de certos pronomes indefinidos adjetivos
ME AJUDEM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Palavra que modifica o sentido do verbo (maioria), do adjetivo e do próprio advérbio (intensidade para essas duas classes).
Denota em si mesma uma circunstância que determina sua classificação:
lugar – longe, junto, acima, ali, lá, atrás, alhures…
tempo – breve, cedo, já, agora, outrora, imediatamente, ainda…
modo – bem, mal, melhor, pior, devagar, a maioria dos adv. com sufixo -mente
negação – não, qual nada, tampouco, absolutamente…
dúvida – quiçá, talvez, provavelmente, porventura, possivelmente…
intensidade – muito, pouco, bastante, mais, meio, quão, demais, tão…
afirmação – sim, certamente, deveras, com efeito, realmente, efetivamente…
As palavras onde (de lugar), como (de modo), porque (de causa), quanto (classificação variável) e quando (de tempo), usadas em frases interrogativas diretas ou indiretas, são classificadas como advérbios interrogativos (queria saber onde todos dormirão / quando se realizou o concurso).
Onde, quando, como, se empregados com antecedente em orações adjetivas são advérbios relativos (estava naquela rua onde passavam os ônibus / ele chegou na hora quando ela ia falar / não sei o modo como ele foi tratado aqui).
As locuções adverbiais são geralmente constituídas de preposição + substantivo – à direita, à frente, à vontade, de cor, em vão, por acaso, frente a frente, de maneira alguma, de manhã, de repente, de vez em quando, em breve, em mão (em vez de “em mãos”) etc. São classificadas, também, em função da circunstância que expressam.