Português, perguntado por sintonia, 1 ano atrás

Explique,exemplificando com a palavra "bastante",como se podem distinguir os advérbios de intensidade de certos pronomes indefinidos adjetivos

ME AJUDEM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!​

Soluções para a tarefa

Respondido por vavagonsilva
1

Resposta:

Explicação:

Palavra que modifica o sentido do verbo (maioria), do adjetivo e do próprio advérbio (intensidade para essas duas classes).

Denota em si mesma uma circunstância que determina sua classificação:

lugar – longe, junto, acima, ali, lá, atrás, alhures…

tempo – breve, cedo, já, agora, outrora, imediatamente, ainda…

modo – bem, mal, melhor, pior, devagar, a maioria dos adv. com sufixo -mente

negação – não, qual nada, tampouco, absolutamente…

dúvida – quiçá, talvez, provavelmente, porventura, possivelmente…

intensidade – muito, pouco, bastante, mais, meio, quão, demais, tão…

afirmação – sim, certamente, deveras, com efeito, realmente, efetivamente…

As palavras onde (de lugar), como (de modo), porque (de causa), quanto (classificação variável) e quando (de tempo), usadas em frases interrogativas diretas ou indiretas, são classificadas como advérbios interrogativos (queria saber onde todos dormirão / quando se realizou o concurso).

Onde, quando, como, se empregados com antecedente em orações adjetivas são advérbios relativos (estava naquela rua onde passavam os ônibus / ele chegou na hora quando ela ia falar / não sei o modo como ele foi tratado aqui).

As locuções adverbiais são geralmente constituídas de preposição + substantivo – à direita, à frente, à vontade, de cor, em vão, por acaso, frente a frente, de maneira alguma, de manhã, de repente, de vez em quando, em breve, em mão (em vez de “em mãos”) etc. São classificadas, também, em função da circunstância que expressam.

Perguntas interessantes