Explique, em termos bioquímicos, o mecanismo de transcrição do código genético, evidenciando sua importância biológica
Soluções para a tarefa
Resposta:
A transcrição é a primeira de várias etapas da expressão gênica baseada em DNA (gene é uma parte curta do DNA que sofre expressão), na qual um segmento específico de DNA é copiado no RNA (especialmente RNAm) pela enzima RNA polimerase. Tanto o DNA quanto o RNA são ácidos nucleicos, que usam pares de bases de nucleotídeos como uma linguagem complementar. Durante a transcrição, uma sequência de DNA é lida por uma RNA polimerase, que produz uma cadeia de RNA antiparalela complementar chamada transcrição primária. Exemplos:
A transcrição continua nas seguintes etapas gerais:
A RNA polimerase, juntamente com um ou mais fatores gerais de transcrição, se liga ao DNA do promotor.
A RNA polimerase cria uma bolha de transcrição, que separa as duas cadeias da hélice do DNA. Isso é feito quebrando as ligações de hidrogênio entre os nucleotídeos de DNA complementares.
A RNA polimerase adiciona nucleotídeos de RNA (que são complementares aos nucleotídeos de uma fita de DNA).
O esqueleto açúcar-fosfato se forma com a assistência da RNA polimerase para formar uma fita de RNA.
As ligações de hidrogênio da hélice RNA - DNA quebram, liberando a fita de RNA recém-sintetizada.
Se a célula tiver um núcleo, o RNA poderá ser processado posteriormente. Isso pode incluir poliadenilação, nivelamento e união.
O RNA pode permanecer no núcleo ou sair para o citoplasma através do complexo de poros nucleares.
O trecho de DNA transcrito em uma molécula de RNA é chamado de unidade de transcrição e codifica pelo menos um gene. Se o gene codifica é uma proteína, a transcrição produz RNA mensageiro (RNAm); o RNAm, por sua vez, serve como modelo para a síntese da proteína através da tradução. Como alternativa, o gene transcrito pode codificar para RNA não codificante, como microRNA, RNA ribossômico (RNAr), RNA transportador (RNAt) ou moléculas de RNA enzimático chamadas [[ribozimas]. No geral, o RNA ajuda a sintetizar, regular e processar proteínas; portanto, desempenha um papel fundamental na realização de funções dentro de uma célula.
Em virologia, o termo também pode ser usado quando se refere à síntese de RNAm a partir de uma molécula de RNA (isto é, replicação de RNA). Por exemplo, o genoma de um vírus de RNA de fita única de sentido negativo (ssRNA -) pode ser modelo para um RNA de fita única de sentido positivo (ssRNA +) [esclarecimento necessário]. Isso ocorre porque a cadeia de sentido positivo contém as informações necessárias para traduzir as proteínas virais para replicação viral posteriormente. Esse processo é catalisado por uma replicase viral de RNA. [esclarecimentos necessários]